RESPIGANDO… - 1
SANÇÃO SECRETA – Brian Haig – Livros condensados, Selecções do Reader’s Digest, Fevereiro de 2003
Os representantes do Ministério Público são os enteados mimados da lei. Têm sempre a possibilidade de escolher que casos é que vão levar a julgamento. Se os factos não lhes são favoráveis ou se detectam alguma infracção aos direitos do acusado, passam ao lado. Os advogados de defesa, pelo contrário, são os eternamente prejudicados. São nomeados apenas despois de um magistrado do Ministério Público ter concluído que existem pelo menos noventa e nove por cento de hipóteses de condenação. Há uma imensidão destes magistrados que ganham constantemente as suas causas enquanto, por outro lado, se contam pelos dedos de uma mão os advogados de defesa que conseguem ganhar metade das respectivas causas.
(pág. 328)
A Albânia é um pequeno país muito pobre, habitado por gente de roupas muito simples e onde os edifícios e monumentos, de inspiração estalinista, se encontram seriamente degradados.
Os albaneses são um povo muito aguerrido e muito determinado. Não se metem com os outros e esperam, em troca, que não se metam com eles. Sendo a história agitada dos Balcãs aquilo que se conhece, muitos albaneses acabaram por ir viver para outros locais, como a Macedónia e o Kosovo.
O Kosovo é assim como que uma Jerusalém dos sérvios, recheado de velhas igrejas ortodoxas e lugares de importância histórica e embora apenas uns dez por cento da gente que lá vive possam reclamar ter, quando muito, uma gota de sangue sérvio, o velho e egoísta Milosevic resolvera varrer de lá os albaneses matando-os ou obrigando-os a deslocarem-se para lá das montanhas, para as vizinhas Macedónia ou Albânia.
(pág. 356)
Maio de 2018
Henrique Salles da Fonseca