PORQUE HOJE FOI DOMINGO...
…desobrigado, decidi nada fazer ficando a pensar. E pensei que já era tempo de saber alguma coisa sobre o célebre Tenente Valadim,
Vai daí, os olhos a não decretarem greve e lá fui eu a caminho da Wikipédia.
Eduardo António Prieto Valadim, nasceu em Lisboa em Julho de 1856 e morreu no Niassa, norte de Moçambique, em Janeiro de 1890. Decapitado de um só golpe desferido por Mataka III, o Sultão que tanto incomodava portugueses como os ingleses da então Niassalandia (hoje, Malawi) como os alemães do Tanganika.
O jovem Tenente cometeu o erro de acreditar na palavra do Sultão com quem combinara hastear a Bandeira Nacional Portuguesa no terreiro da sede do Sultanato e logo após a cerimónia não teve sequer tempo para esboçar um gesto de defesa. Os demais membros da sua expedição acabaram todos degolados. Só em 1912 o dito Sultão foi submetido sem opor resistência. Insubmisso, foi autorizado a abandonar Moçambique refugiando-se no Tanganika. Fez-se acompanhar por 45 mil dos seus súbditos.
Talvez consigamos assim compreender mais facilmente a actual situação em Cabo Delgado e no Niassa,
Tudo, à distância de um ou dois clicks, sem sair de casa e sem necessidade de recorrer aos Serviços Secretos de qualquer país, nosso ou alheio.
Lisboa, 12 de Dezembro de 2021