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A bem da Nação

O TÚMULO DO REI D. DINIS...

Tumulo de D. Dinis.jpg

 


... foi aberto em 1938

 

O Rei D. Dinis escolheu a Igreja do Mosteiro Cisterciense de Odivelas para sua última morada. Indicou mesmo o local: a meio, entre a capela-mor e o coro.

 

Para que a sua vontade fosse cumprida, fez essa declaração no seu testamento.

 

Assim se cumpriu.

 

Naquele local e naquele Igreja foi depositado o seu corpo quando o cortejo fúnebre chegou, vindo de Santarém. Era um mausoléu majestoso. O primeiro a ter uma estátua jacente. O primeiro a ficar dentro de um lugar sagrado.

 

Estava cercado de grades altas de ferro terminando em escudetes nas pontas dos balaústres com as armas de Portugal e cruzes da Ordem de Cristo. Um dossel cobria-o em toda a sua dimensão.

 

O sismo de 1755 precipitou sobre o túmulo a abóbada da igreja, deixando-o gravemente arruinado.

 

Reconstruída a Igreja, foi o túmulo encostado à teia do corredor lateral direito e ali esteve até 1938, ano em que se fizeram novamente obras na Igreja.

 

Em consequência dessas obras, foi necessário mudá-lo de lugar e para facilitar o trabalho transportaram primeiro a tampa, pelo que, logo que a levantaram, ficaram à vista os restos mortais do Rei. Viu-se então um manto de brocado vermelho a cobrir o corpo do Rei, da cabeça aos pés. Este manto era tecido com fios de ouro.

 

A todo o cumprimento tinha faixas alternadas, separadas com fios dourados e onde se tinham executado bordados com os seguintes motivos: numa das faixas estavam bordadas pinhas em toda a sua extensão; na faixa seguinte bordaram açores e na última viam-se flores de Liz.

 

Na opinião dos que assistiram a este acontecimento, as pinhas são uma referência ao pinhal de Leiria; os açores, sendo o Rei um amante da caça de volataria[1], lembram-nos as aves de caça que muito estimava (conta-se que até mandou construir uma capela a São Luís em Beja porque este santo lhe ressuscitou um falcão); as flores de Liz são uma afirmação da sua ascendência real francesa.

 

Retirado o manto, ficou à vista o esqueleto do Rei, que estava completo e coberto pela pele ressequida. Tinha vestido um colete de lã branca muito macia, sobre a túnica. A cabeça repousava numa almofada e estava inclinada como quem dorme sobre o lado esquerdo, posição que o corpo acompanhava ligeiramente. O braço direito dobrado sobre o peito e o esquerdo descaído ao longo do corpo. Apenas os ossos dos pés estavam separados uns dos outros. Nos maxilares, a pele estava um pouco separada e apresentava uma longa barba ruiva. Na cabeça, a pele não se apresentava solta do crânio e tinha tufos de cabelos ruivos.

 

O Rei tinha 64 anos quando faleceu, o que para a época era uma idade avançada.

 

Apesar da idade, conservava todos os dentes.

 

Perante os restos mortais do Rei, os pintores dos seus retratos não se podiam ter enganado mais. Foi uma surpresa a verificação que era ruivo, o que se deve ao facto de ter antecedentes germânicos.

Afirma-se que soldados franceses terão tentado profanar o túmulo pensando que o Rei teria sido sepultado com esporas de ouro. De facto, alguém partiu o túmulo no sítio dos pés e terá introduzido um objecto que puxasse as esporas.

 

Não garanto que tivesse sido assim, mas o facto de os ossos dos pés estarem espalhados, pode ter essa explicação.

 

Não há sinais de o túmulo ter sido aberto antes de 1938 nem notícia de ter sido aberto depois.

 

Posteriormente, por decisão dos técnicos das obras, foi levado para o segundo absidíolo esquerdo, decisão que não foi aprovada pelo Presidente do Conselho que ordenou a sua remoção para dentro da Igreja por saber que essa era a vontade do Monarca. Foi então colocado onde hoje se encontra – na capela do lado do Evangelho.

 

"Estes são conhecimentos porque uma pessoa com saber e responsável soube transmitir-nos o que viu. Era então Director do Instituto de Odivelas um grande Militar e Pedagogo, Coronel Ferreira Simas. Assistiu à abertura e ordenou a uma professora de desenho que reproduzisse os bordados do manto.

 

Mais tarde, teve conhecimento de um artigo que fazia uma descrição cheia de atropelos. Então ele fez um relatório dos factos, com a descrição do que viu. Merece todo o crédito a sua descrição e foi aí que obtive as informações que aqui vos deixo com enorme satisfação."

 

Maria Máxima Vaz.jpg

 Maria Máxima Vaz

 

[1] - arte de caçar com falcões ou outras aves; altanaria

 

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