O LEITE DERRAMADO
Como teria sido se não tivesse sido como foi?
* * *
Reformulo a pergunta: - Que teria acontecido se nós, os que tínhamos esperança no Professor Marcelo Caetano, nos tivéssemos antecipado e feito um golpe de Estado contra os «ultras» do caduco Estado Novo?
Resposta: - Pura especulação.
Especulemos, pois…
- Teríamos apeado o Almirante Américo Tomás do cargo que ocupava e para que fora administrativamente nomeado por uma Assembleia Nacional também ela administrativamente nomeada pela caduca União Nacional transfigurada em Acção Nacional Popular;
- Teríamos pedido ao Professor Marcelo Caetano que assumisse a Chefia interina do Estado até que, num prazo de um ano, se realizassem eleições livres e, portanto, pluripartidárias;
- Teríamos pedido ao Dr. Sá Carneiro que assumisse o cargo de Primeiro Ministro de um Governo Provisório cujo mandato seria:
- Preparar a realização de eleições livres e, como tal, pluripartidárias no prazo de um ano;
- Preparar eleições livres e, portanto, pluripartidárias, em cada um dos territórios ultramarinos e consequente constituição de Assembleias Legislativas;
- Redigir uma Constituição provisória que seria referendada na primeira legislatura da Assembleia resultante das eleições.
E se…
- … o Professor Marcelo Caetano não aceitasse?
- … o Dr. Sá Carneiro não aceitasse?
- … apesar da jura de fidelidade ao Professor Marcelo Caetano, a Brigada do Reumático não colaborasse?
… ficávamos com o «menino» nos braços e alguma solução haveríamos de encontrar pois…
- … em democracia não há homens insubstituíveis
Na certeza, porém, de que as soluções alternativas não passariam pela sovietização de Portugal nem das suas colónias como esteve subjacente ao 25 de Abril de 1974 em que a liberdade, ainda hoje badalada, foi a que os comunistas adquiriram de prender os não comunistas.
São desconhecidos os resultados de experiências não experimentadas mas duvido que Moscovo pactuasse com o que deveríamos ter feito, a antecipação em dois anos do 25 de Novembro de 1975.
Deixemo-nos, pois, de carpir agora sobre o leite derramado e não percamos tempo com especulações inúteis mas paremos também com os cânticos absurdos à glória soviética.
25 de Abril de 2020
Henrique Salles da Fonseca