NEO-CATILINA – 2
Assim como a inconsciência apaga o medo, também a ignorância acelera a ousadia impulsiva. Mas quando isto acontece com um político, o cenário torna-se perigoso e se esse político é poderoso, o caos instala-se.
A calma ponderação é amiga do acerto.
* * *
As Tarifas ou Direitos Aduaneiros são um instrumento limitador do comércio internacional e assumem até papel essencial na política de protecção pautal (de Pauta Aduaneira - v. «A relíquia» de Eça de Queirós). Mais subtis são as medidas não-pautais de condicionamento do comércio internacional, mas, de um modo geral, tudo isto tem a ver com a protecção das economias mais débeis contra a «invasão» pelas mais fortes (para saber mais, procurar Friedrich List e para saber sobre o seu contrário, procurar Milton Friedman). O absurdo actualmente em curso está no facto de ser o mais forte a proteger-se contra os mais fracos.
O efeito das tarifas aduaneiras sobre o preço dos produtos importados provoca aquilo a que os jornalistas chamam inflação e isso gera tensão social quando multidões de funcionários federais estão a ser despedidos.
Mas há mais…
… os empresários americanos que se deslocalizaram para o México à procura de mão de obra barata esbarram agora com o fim da NAFTA.
O escrutínio das contas do Pentágono pode provocar alguma contração inesperada de um dedo num qualquer gatilho…
Até quando…?
Março de 2025
Henrique Salles da Fonseca