NA PRAIA DOS CÃES - 4
A noite foi de grande conversata entre os cães e por isso entendi deixá-los dormir agora de manhã.
Ficando a alvorada por conta de galos e galarós. Temo que na liderança da capoeira esteja apenas um galaró. Para que se afirme, deixei os cães a ressonar.
E eu fui para a varanda meditar na queda de Boris Johnson… e pedi ajuda por breve mensagem no WhatsApp:
«Só me pergunto sobre qual terá sido a doença que atacou o Partido Conservador para ter posto aquele azougado como Primeiro Ministro. A Nação Britânica passou/está a passar por uma crise muito grande com grave prejuízo da sensatez. Os Valores Nacionais podem tremer. Espero que não mais do que isso».
«azougado».
Nesta minha confabulação – sem qualquer pretensão académica – falta explicar o verdadeiro significado de «azougado» e de «sensatez» mas creio que quem me lê, e dispensa dessa tarefa e, tendo dúvidas, recorre a um dicionário. Já quanto aos «Valores Nacionais», parte significativa das respostas que me enviaram referiram a Rainha Isabel II-
Deixando para outra ocasião a identificação da «doença» que possa ter afectado os conservadores e quais serão os «Valores Nacionais» britânicos, parece-me bem mais importante identificarmos os «Valores Nacionais Portugueses».
Eis a minha síntese:
- Território
- Pessoas, Nação, Estado
- Língua
- História
- Cultura
- Chefe do Estado
* * *
Serei propositadamente lacónico como forma de convite-desafio aos Comentadores que tanto valorizam este nosso blog.
* * *
- Chefe do Estado – é o topo de todos os Valores Nacionais e, portanto, o corolário das verdades que o antecedem;
- Território – refiro-me ao Continente e às Regiões Autónomas na sequência da descolonização;
- Pessoas – refiro-me a todos que se consideram lusófilos, à Nação que congrega quem possui a Nacionalidade Portuguesa e ao Estado é a organização política da Nação;
- Língua – refiro-me ao português padrão que, incluindo regionalismos, é o que se fala no território português conforme definição anterior e que se escreve conforme o Acordo Ortográfico de 1945 (o AO90 é um atentado à língua portuguesa e merece o meu repúdio)
- História – refiro-me à História Pátria em toda sua extensão temporal e geográfica em conformidade com os padrões definidos pela «Academia Portuguesa da História»;
- Cultura – imanente da História, a Cultura Portuguesa assume a maior relevância, nomeadamente no património imaterial da Nação.
Meditemos…
Praia dos Cães, Julho de 2022