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A bem da Nação

MOÇAMBIQUE

 

Transportes Aéreos


Em 1937 criou-se a Divisão de Exploração de Transportes Aéreos, a famosa DETA, que inicia os seus voos “regulares” com a carreira Lourenço Marques-Germiston no Transval; ainda nesse ano fizeram vários voos comerciais, um deles a Angola, além de outros de propaganda.

 

Logo de entrada se notabilizaram pelos serviços prestados por ocasião das grandes inundações no mês de Fevereiro.

 

A frota inicial compunha-se das seguintes e “modernas máquinas”:

- Um monomotor “Hornet Moth de 2 lugares, velocidade de 170 km/hora, o primeiro a entrar em serviço, em 20 de julho de 1936:

FGA-DETA 1.jpg

 Hornet Moth de 1936 ainda em perfeitas condições nos EUA


- Um bimotor “Dragonfly” de 5 lugares e velocidade de cruzeiro de 200 km/hora:

FGA-DETA 2.jpg

- Dois bimotores “Dragon Rapid”, recebidos em Agosto, de 7 lugares e velocidade de 213 km/hora.

FGA-DETA 3.jpg

 

Utilizava-se o aeródromo da Carreira de Tiro, e as carreiras regulares iniciadas em 22 de Dezembro para Germiston só fizeram cinco voos, não dispondo a DETA na Colónia de mais de um piloto preparado e um cedido pela De Havilland.

 

O ano de 1938 é quando se iniciam os voos regulares dentro de Moçambique: em 11 de abril, Lourenço Marques-Quelimane, escalando a Beira e Mambone.

 

Em 11 de Outubro vai até Lumbo e Porto Amélia (Pemba) fazendo escala obrigatória na Vila João Belo.

 

Entretanto valorizava-se a frota com mais dois “Dragon Rapid” e três “Junkers”, trimotores, de 18 lugares e 245 km/hora de velocidade de cruzeiro:

FGA-DETA 4.jpg

FGA-DETA 5.jpg

Junker: olhem o conforto!


Em Abril abandonou-se o aeródromo da Carreira de Tiro e inaugurou-se o Aeroporto de Lourenço Marques, que era uma beleza:

FGA-DETA 6 (aeroporto LM).jpg

Progredia bem a DETA. Em 1939 adquiriu mais um “Hornet Moth”, dois “Dragon Rapid” e em 1940 três bimotores “Lockheed-14” com 14 lugares e velocidade de 320 km/hora:

FGA-DETA 7.jpg

 

No ano seguinte chegava a Mocimboa da Praia.

 

Em 1938, primeiro ano da exploração de carreiras regulares a DETA tinha um mecânico-radiotelegrafista, dois mecânicos e dois telegrafistas, e nesse mesmo ano foram admitidos mais técnicos das mesmas especialidades, além de ajudantes de mecânico e aprendizes, e somente dois pilotos. Nesse ano apresentaram-se mais quatro pilotos que concluíram o curso e obtiveram licença “B” na África do Sul, assim como dois mecânicos especializados naquela escola.

 

Em 1943 já são sete pilotos, a colónia contava com 43 aeródromos, mas nem todos ofereciam as condições de segurança necessárias e dos quais somente 11 eram utilizados pela navegação aérea, e destes só 6 recebiam os Junkers e o Lockeed, aos restantes só lá podem ir os Dragons.

 

Revista “MOÇAMBIQUE” – Relatório Trimestral – Nr. 35 – Setembro de 1943

 

Depois de Independência a DETA... extinguiu-se, e foi criada a LAM – Linhas Aéreas de Moçambique.


20/06/2016

FGA-2OUT15.jpg

 Francisco Gomes de Amorim

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