LIDO COM INTERESSE – 89
Título – “HISTÓRIA DE UM CANALHA”
Autora – Júlia Navarro
Tradutores – Rita Custódio e Alex Tarradellas
Editora – BERTRAND EDITORA
Edição – 1ª, Outubro de 2016
* * *
Foi ao longo da leitura deste livro que dei por mim a lembrar-me do medo que em criança me fazia o «Comboio Fantasma» na Feira Popular de Lisboa. Só que agora tenho quase 74 anos e, mesmo assim, saltei um capítulo apenas encetado por total incapacidade de continuar a absorver tanta maldade e, mais à frente, deixei o livro no local em que o estava a ler e fugi para outra parte da minha própria casa. Só voltei a pegar-lhe depois de respirar fundo e de tomar consciência da infantilidade em que estava a incorrer.
Não me lembro de ter lido qualquer outra obra de ficção com enredo tão pesado como o desta. Julgo mesmo que nem sequer Edgar Alan Poe é tão medonho.
Da contracapa, transcrevo:
Thomas Spencer sabe como conseguir tudo o que quer. A saúde delicada foi o preço que teve de pagar pelo seu estilo de vida, embora não se arrependa. No entanto, desde o seu último episódio cardíaco, apoderou-se dele um sentimento estranho e, na solidão do seu luxuoso apartamento em Brooklyn, sucedem-se as noites em que não pode deixar de se perguntar como seria a vida que conscientemente optou por não viver.
A memória dos momentos que o levaram a ter sucesso como consultor de relações-públicas e imagem, entre Londres e Nova Iorque nos anos oitenta e noventa, revela os mecanismos dúbios que os centros de poder por vezes empregam para alcançar os seus fins. Um mundo hostil governado por homens onde as mulheres resistem a ter um papel secundário.
Estranhará o meu leitor que inclua esta apreciação na rúbrica «LIDO COM INTERESSE» e não numa a que poderia chamar «LIDO COM PAVOR» mas acho que, por muito boa literatura que esta seja (e é), não se justificaria abrir nova secção na minha biblioteca porque não estou na disposição a voltar a ler qualquer outro livro que me incomode.
Resta-me uma questão para que ainda não encontrei resposta: qual o objectivo moral, ético, político, enfim, social, que levou Júlia Navarro a fazer publicar esta história?
Meu comentário final: IRRA!
Fevereiro de 2019
Henrique Salles da Fonseca