INDOCHINA – 5
Sobre o comunismo vietnamita falaremos quando chegarmos ao armazém das peças não expostas de algum museu mas, entretanto, vamos à realidade palpável em que preponderam as gentes.
O «formigueiro» vietnamita compõe-se duma população que se diz homogénea mas que, conta a lenda, resulta do casamento duma princesa protegida por «Chim Lac», o pássaro Viet, com o herói que veio do outro lado do mar, das bandas do Coromandel. Eis como ainda hoje é perfeitamente visível o perfil chim de muitos vietnamitas – braquicéfalos, de pálpebras grossas, pele clara e amarelada – em contraste com os de origem indiana que são dolicocéfalos e têm a pele mais escura e os olhos amendoados. Entre estes dois tipos, move-se o «formigueiro» vietnamita resultante da miscigenação secular.
E assim se percebe melhor o nome de Indochina.
Fundamento de civilização, à estrutura religiosa actual não é estranha alguma doutrinação dos tempos da luta armada em que as alianças estratégicas impunham «pareceres» nem sempre compatíveis com a etérea espiritualidade. E quando perguntado, um dos guias não hesitou em referir estatísticas tão precisas que dá para desconfiar. Mas como não tenho resposta alternativa, aí vai:
- 76% da população é oficialmente budista mas na realidade não é nada;
- 11% são budistas praticantes;
- 10% são católicos;
- 3% seguem a religião cao dai, genuinamente vietnamita.
Uma breve nota sobre o caodaismo que, para melhor condensação do que por lá me foi contado, fui agora buscar à Wikipédia:
A religião acredita na existência de um único Deus a quem chama de "Cao Dai" e que se considera ser o mesmo adorado pelas outras religiões monoteístas. Este Ser, que não possui género ou forma, é representado por um olho esquerdo inserido num triângulo, símbolo que pode ser visto em todos os templos da religião.
A história religiosa do mundo é dividida em três grandes períodos: o primeiro iniciou-se em 2500 a.C. quando Deus inspirou a fundação do judaísmo, do hinduísmo e da religião chinesa. Cerca de mil anos depois, iniciou-se o segundo período durante o qual surgiram o Budismo, o Confucionismo, o Cristianismo e o Islão. Porém, as mensagens destas religiões foram corrompidas e elas não deram lugar ao nascimento de uma religião universal, entre outras razões, pelas dificuldades nos transportes e nas comunicações. Por esta razão, Deus iniciou um terceiro período de transmissão no qual surgiu o caodaismo no qual o principal objectivo é reunir os ensinamentos destas religiões e unir toda a humanidade na mesma fé.
A religião tem 7 ou 8 milhões de seguidores no Vietname e nas comunidades emigrantes, com especial relevância para a da Austrália.
Se dou especial atenção a esta religião, não é por causa da sua importância relativa mas sim porque ela é genuinamente vietnamita – se bem que, tanto quanto me foi dito, também o Budismo vietnamita tem particularidades que o distinguem do chinês.
Mas como a minha viagem ao Vietname e ao Camboja não foi propriamente uma aula de Teologia, fiquemo-nos por aqui.
Amanhã continuamos com temas mais profanos.
(continua)
Lisboa, 6 de Dezembro de 2014
Henrique Salles da Fonseca