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A bem da Nação

HAJA ESPERANÇA!

ou

O DIVINO E O PROFANO

 

Lutero e Kant

 

Lutero responsabilizou os seus seguidores directamente perante Deus, sem a intermediação do confessor nem bulas remissoras dos pecados, no cumprimento dos ditames bíblicos a cuja exegese incitou; Kant definiu o imperativo categórico em cumprimento do qual o indivíduo tem a obrigação ética de servir o bem comum.

 

Olhemo-nos de frente, nós somos os Hiperbóreos e sabemos muito bem como vivemos distantes, dizia Nietzsche, recordando o substantivo adjectivante grego em relação aos que viviam para lá do sítio onde nascia Boreal, o vento, com isso significando os que tinham condicionantes climáticas que lhes tiravam o bom humor, os confinavam a espaços fechados, os induziam à meditação, ao estudo e ao trabalho, Para além do Norte, dos gelos, da morte – a nossa vida, a nossa felicidade… Descobrimos a felicidade, conhecemos o caminho que a ela conduz, encontramos a saída após milhares de anos de labirinto.

 

Eis como, após gerações e gerações, os sisudos alemães vivem para trabalhar.

 

* * *

Al Wahhab e Ibn Saud

Al Wahhab.jpg

Al Wahhab condenou à morte quem traduzisse o Corão e fizesse qualquer exegese do respectivo conteúdo; Ibn Saud, rei da Arábia, conservou o poder temporal porque anuiu à exigência de reservar a Al Wahhab o poder espiritual e de viabilizar materialmente os seus mandamentos.

 

O cumprimento literal do Corão, eis do que o mundo hoje padece à mão do Sunismo Wahhabita, esse mesmo que é financiado pelos petrodólares sauditas.

 

Corão- Capítulo 191 – Surata 2 - Matai os infiéis onde quer que os encontreis e expulsai-os de onde vos expulsaram, porque a perseguição é mais grave do que o homicídio. Não os combatais nas cercanias da Mesquita Sagrada, a menos que vos ataquem. Mas, se ali vos combaterem, matai-os. Tal será o castigo aos incrédulos.

 

5:33 - O castigo para aqueles que lutam contra Deus e contra o Seu Mensageiro e semeiam a corrupção na terra, é que sejam mortos, ou crucificados, ou lhes seja decepada a mão e o pé opostos, ou banidos. Tal será, para eles, um aviltamento nesse mundo e, no outro, sofrerão um severo castigo.

 

Uma vez que a sociedade muçulmana se considera unicitária relativamente à religião, não há um mundo profano e um outro que se deva considerar apenas do foro espiritual. E isto, apesar da separação inicial de poderes entre Al Wahhab e Ibn Saud. De facto, foi o modo que Al Wahhab teve de assegurar a posição que pretendia. Contudo, na actualidade, o guardião da fé wahhabita é o Rei saudita.

 

* * *

 

Curiosidade histórica: Immanuel Kant (1724-1804) e Ibn Al Wahhab (1703-1791) foram contemporâneos mas em mundos tão diferentes que parecem separados por séculos de iluminismo e de obscurantismo.

 

O pensamento de Kant trouxe motivos de reflexão que foram globalmente incentivadores da nossa Civilização; Al Wahhab, proibindo a exegese dos textos sagrados do Islão, conseguiu de um só golpe sequestrar o Sunismo anulando 14 séculos de uma Civilização que até então era pujante.

 

* * *

 

Tenho por relevante referir que o Cristianismo tem o amor e o perdão como formas essenciais de expressão da sua fé, o mesmo sucedendo com o Budismo cuja compaixão (equivalente ao amor cristão) é sua prática essencial mas o Islão tem a Lei de Talião como tom geral da sua filosofia na célebre expressão do «olho por olho, dente por dente». Sim, mesmo a versão mais exegética e de concórdia do Sunismo, o Ibadismo cujo guardião é o Sultão de Omã, é taliónica.

 

* * *

 

À guisa de conclusão, ocorre-me reconhecer que a influência religiosa foi e continua a ser essencial às sociedades por ser a partir dos seus preceitos que se constroem os códigos morais e éticos donde resultam os quadros jurídicos e regulamentares. Ou seja, cada Civilização tem na sua génese uma Religião mas persistem regimes políticos que assentam no dogmatismo religioso ou profano de um modo inequivocamente hierocrático, dogmático, rígido e, no mínimo, severo só sobrevivendo sob uma vigilância policial férrea, nomeadamente as Polícias Religiosas e outras mais ou menos secretas mas todas elas inibidoras da dignidade humana.

 

E se quanto ao dogmatismo marxista ele vem caindo de maduro, no que se refere ao Islão, ele poderá vir a ter a sua revolução que será feminina ou não será.

 

Haja esperança!

 

Maio de 2019

21ABR19.jpg

Henrique Salles da Fonseca

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