GEOPOLÍTICA E HISTÓRIA
Amigo Henrique Salles da Fonseca,
1 - Grato, pela forma imerecida, como em Indochina 11, te referiste à minha pessoa. Repito: grato, mas não mereço.
2 - Tenho acompanhado os teus textos sobre a Indochina, porque escreves com o Rigor e Saber, de viajante atento, do tempo presente e do passado presente. Escrevo viajante. Porque são textos de viajante e não de turista. Volto a dizer: da minha parte, só agradecimentos. Porque o que escreveste vai directo ao espírito da Geopolítica e da História. E isso é o que me interessa.
3 - O Doutor António Barreto ao ler "Portugal, o Mediterrâneo e o Atlântico", do eminente Geógrafo português Orlando Ribeiro, escreveu: ler este livro é uma autêntica Festa para o Espírito. E é desta forma que encaro os teus escritos sobre a Indochina. Nada mais.
4 - E se Franceses e Americanos tiveram um Vietname, curiosamente outra potência, a URSS, teve depois o seu no Afeganistão. Não aprenderam com quem os antecedeu na Indochina. Um dia, quando puder, farei texto sobre isso, porque a figura lendária do Comandante Massoud, líder liquidado da Aliança do Norte e chamado "Leão do Panshir", foi um dos que se pode equiparar a GIAP, agora para contribuir para o desabar da Potência Soviética.
5 - Poderia colaborar mais vezes com o teu blogue, mas como o respeito, só o faço com base em estudo e investigação. Como são exemplo disso todos aqueles que aí escrevem.
Aceita a Consideração e Estima do,
José Augusto da Fonseca