Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A bem da Nação

EXPLICAÇÕES

 AO90-NÃO.jpg

 

O texto de Vasco Pulido Valente, publicado em 16 de Janeiro no Público, só pode pedir um comentário de apreço. Um homem culto e inteligente, que procura as fontes para as suas razões. É certo que, num país de traição tantas vezes cometida, onde a mesquinhice e a inveja se casam lindamente com a pequenez intelectual, não são de estranhar estas novas reformas no ensino em função da tal massificação que se introduziu há muito, que o restabelecimento do bom senso conseguiu em parte minimizar, mas que a nova viragem a uma esquerda cujos valores se resumem – ficticiamente, é certo, pois há sempre os espertos que desejam mais para si – a uma tolhida generosidade para um igualitarismo ideal para os com menos valia.

 

Vasco Pulido Valente informa sobre a tese do livro “Les Héritiers” de Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron, publicado em 1970, que serviu aos nossos revolucionários de 74, e a Tiago Brandão Rodrigues na revolução de 2016.

 

O certo é que há sempre os filhos mais protegidos, os alunos mais curiosos ou mais trabalhadores que hão-de sempre distinguir-se. E isso dá-nos coragem para esperar que tudo mude novamente, ainda que não no meu tempo.

 

Mas de facto, ao ouvir há dias António Costa, posto perante a pergunta de Pacheco Pereira, sobre se se propunha mudar o AO e responder que não, pois já houvera outro AO a que ele se submetera e não morrera por isso, dando uma imagem de ignorância sobre o cariz de idiotia que este AO comporta, ou ao ouvi-lo larachar no Parlamento sobre a inutilidade dos exames, não sei se haverá razões fortes para esperar ainda.

 

Eu confiei na sensatez de Passos Coelho e do seu Governo, mas também ele se mostrou fechado à eliminação do Acordo, embora explicadas as suas anomalias por cabeças gradas do país. E o desrespeito pela língua pátria é bem símbolo da nossa miséria moral e intelectual, a acrescentar à material, que de nós faz contínuos devedores, sem pruridos de consciência, também aí, eliminado o governo anterior que os tinha. Tudo isso relacionado com a tolice dos exames que se eliminam nuns anos e se propõem em outros, nem se percebe porquê.

 

Berta Brás.jpgBerta Brás

 

 

Revoluções 

Vasco Pulido Valente.pngVasco Pulido Valente

 

Público, 16/01/2016

 

Não se percebe como Cambridge, uma cidade universitária, tranquila e campestre nos mandou um primitivo português como Tiago Brandão Rodrigues. Verdade que o homem trabalhava lá e se passeava pelas mesmas ruas e pela mesma relva por onde tinham andado Newton, Wittgenstein e Russel. Só que nada disso lhe deu um grão de modéstia e de prudência. Chamado por Costa, não hesitou em virar do avesso o sistema de ensino que por aqui encontrou e que levara vinte e tal anos de esforço e de polémica a chegar a um relativo equilíbrio. O valente trazia um plano no saco e não hesitou em escaqueirar tudo, para abrir um “novo ciclo” de justiça para a Pátria e os professores. Pode haver quem ache esta maneira de fazer a felicidade do próximo um pouco extravagante. Se há, é gente pérfida, com razões malévolas.

 

heritiers.jpgA coisa vem de um livro, publicado por volta de 1970, por Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron (talvez por Bourdieu sem Passeron), com um título prometedor, “Les Héritiers”. A tese geral desta obra era simples: a “classe dominante” tinha reproduzido a sua tirania transferindo o capital para a descendência; mas no mundo moderno passara a transferir o “saber” e não o “capital”. Ou seja, o seu método de “reprodução” mudara e o dever do verdadeiro socialista estava agora em destruir essa nova maquinação da burguesia. Ora como esta venenosa manobra da “classe dominante” assentava, por um lado, nos privilégios que se “herdavam” da família e, por outro, no carácter selectivo da escola, que o exame e a nota simbolizavam, o objectivo essencial era obviamente transformar a escola num lugar de prazer e acabar com o exame e a nota.

 

Que as criancinhas ficassem num estado de completa ou quase completa ignorância interessava pouco. A operação pelo menos destruía os filhos da “classe dominante”, que sem “capital” e sem “saber” seriam absorvidos por um igualitarismo militante; e também alegrava os professores que deixavam de responder pelo seu trabalho perante o Estado da burguesia (Bourdieu detestava os professores que ensinavam e em 1968 tentou correr com Aron da Sorbonne). Como se calculará, esta perfeita idiotia foi recebida em Portugal por meia dúzia de profetas, que durante o PREC arrasaram a “escola” a pretexto de a “sanear” primeiro e de a “salvar” a seguir. A balbúrdia que estabeleceram liquidou a vida a muita gente. As reformas do ministro Tiago liquidarão mais.

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2020
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2019
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2018
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2017
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2016
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2015
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2014
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2013
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2012
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2011
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2010
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2009
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D
  170. 2008
  171. J
  172. F
  173. M
  174. A
  175. M
  176. J
  177. J
  178. A
  179. S
  180. O
  181. N
  182. D
  183. 2007
  184. J
  185. F
  186. M
  187. A
  188. M
  189. J
  190. J
  191. A
  192. S
  193. O
  194. N
  195. D
  196. 2006
  197. J
  198. F
  199. M
  200. A
  201. M
  202. J
  203. J
  204. A
  205. S
  206. O
  207. N
  208. D
  209. 2005
  210. J
  211. F
  212. M
  213. A
  214. M
  215. J
  216. J
  217. A
  218. S
  219. O
  220. N
  221. D
  222. 2004
  223. J
  224. F
  225. M
  226. A
  227. M
  228. J
  229. J
  230. A
  231. S
  232. O
  233. N
  234. D