Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A bem da Nação

CATURRICES XL

 

DAS PORTUGIESISCH SATRAPIA

 

v        Perante as perspectivas com que a troika e, antes dela, a nossa desvairada propensão para nos endividarmos lá fora nos deixaram, que dizer? Que tal pôr tudo em perspectiva?

 

v        Imagine, Leitor, que se eleva na “passarola” do Pe Gusmão para ver, lá bem do alto, o que temos pela frente. Geoestratégia, é o que é.

 

v        O que primeiro salta à vista é o fim anunciado do mundo unipolar, centrado no Atlântico Norte, dominado pela língua inglesa, pela “common law”, pelo modelo de mercado e pelo poder dos EUA.

 

v        O que se avizinha é um mundo multipolar que os oceânos continuarão a desenhar - onde o Atlântico Norte será um de, talvez, 4 pólos geoestratégicos, e verá a sua supremacia de séculos cada vez mais posta em causa. E os restantes?

 

v        O Pacífico Norte, com as suas potências dominantes: EUA, China e Japão. Por lá, o mandarim dificilmente disputará o lugar de “língua franca” - papel que a língua inglesa continuará a desempenhar na perfeição, atraindo a Austrália e a Nova Zelândia. O modelo de mercado, tal como a cultura jurídica, conhecerão ali variantes por vezes tão díspares que se diria serem coisas diferentes.

 

v        O Índico aguardará, pachorrento, o ressurgimento da Índia e do Irão que, com a Austrália, reunem as condições mais favoráveis para se afirmarem como potências dominantes. O inglês será a “língua franca” indisputada, arrastando com ela a “common law” e o modelo de mercado - com adaptações locais que não beliscarão o essencial. Mas vai tardar ainda uns bons anos a despertar.

 

v        Os EUA, com a sua posição de charneira entre o Atlântico Norte e o Pacífico Norte, fortes da sua língua, da sua cultura jurídica e do seu modelo económico, tenderão a ser o primus inter pares nestes dois pólos. E arranjarão maneira de não serem uns estranhos no Índico.

 

v        Numa escala mais modesta, é o que se passará com a Austrália, ponte entre o Índico e o Pacífico Norte. Mas a sua localização demasiado a Sul privá-la-á de muito protagonismo.

 

v        Basta olhar para estes três pólos geoestratégicos para perceber que a projecção do poder económico assentará principalmente em dois vectores: o transporte marítimo e o transporte aéreo - suscitando este último problemas de logística algo mais complicados.

 

v        As redes transoceânicas (ou intercontinentais) marítimas e aéreas serão estruturadas em torno de hubs: equipamentos capital-intensivos de concentração e distribuição de tráfegos, com acesso fácil a vastos hinterlands, que terão de ser geridos com assinalável eficiência - ou ficarão às moscas (haverá sempre um hub nas redondezas pronto a tomar-lhes o lugar).

 

v        E, lá do alto, começa-se a distinguir com nitidez uma rede para movimentação de pessoas e mercadorias constituída por hubs aéreos intercontinentais que têm, muito próximos, hubs marítimos também intercontinentais. Esta será a rede global - na qual assentarão as redes próprias de cada pólo geoestratégico que, por sua vez, se ramificarão pelas redes regionais.

 

v        Não será arriscado prever que o poder económico coalescerá em torno desta rede global.

 

v        Uma outra realidade salta também à vista: a Rússia. Forçoso é reconhecer que a Rússia não está especialmente bem posicionada nesta nova arquitectura mundial:

-          Tem, apenas, janela para o Pacífico Norte, mas o seu centro económico está muito distante, totalmente a Ocidente, para cá dos Urais;

-          Consequentemente, para projectar poder económico contará com o transporte aéreo e o transporte terrestre, mas não com o transporte marítimo;

-          Dito de outro modo, a rede global não passará pelo seu território.

 

v        Daí, provavelmente, as suas recentes iniciativas no Mar Negro (e o temor de algo semelhante no Mar Báltico), para não perder por completo a capacidade de manter o transporte marítimo na sua panóplia de vectores estratégicos. Mas só poderá recuperar protagonismo se, entretanto, surgir um novo pólo geoestratégico no Mar Ártico (que terá de ser navegável durante a maior parte do ano).

 

v        Resta o Atlântico Sul. A poente, o domínio do Brasil não terá contestação (a Argentina está demasiado distante do hemisfério norte). O Brasil:

(i) que fala português;

(ii) praticante, mas não totalmente adepto, do modelo do mercado;

(iii) cuja cultura jurídica oscila entre a “common law” (nas leis para a economia e a finança) e o direito codificado europeu (sobretudo, nas matérias administrativas, fiscais e laborais) - sem conseguir fazer uma síntese coerente.

 

v        A nascente, tudo em aberto, com a Nigéria e Angola melhor posicionadas para se tornarem no outro pilar deste pólo. Aquela, já fluente na “língua franca”, seguidora da cultura jurídica anglo-saxónica e com alguns passos dados no modelo de mercado. Esta, expressando-se em português, ainda sem um modelo económico definido e com uma cultura jurídica decalcada do direito codificado, logo, profundamente administrativista e regulamentadora - ou seja, nos antípodas da “common law”.

 

v        Nesta compita, a Nigéria tem tudo a seu favor - excepto a localização: demasiado a norte para que o seu hinterland se estenda convenientemente pela África a sul do Equador. Aliás, é também a localização geográfica que penaliza a África do Sul (muito afastada de tudo e com um hinterland curto, tal qual a Argentina) e a Zâmbia (sem acesso ao mar e, por isso, amputada do transporte marítimo). O ex-Congo Belga é, por enquanto, um Estado falhado - logo, não conta.

 

v        Em suma: no Atlântico Sul está tudo em aberto - e nem é certo que por lá venha a surgir um pólo geoestratégico. Não basta geografia. É indispensável organização nacional (que nem a Nigéria, nem Angola ainda têm), poder económico (que, até ver, é em ambas uma esperança longínqua), vontade e capacidade política (que o Brasil ainda não provou ter).

 

v        Nesta dúvida, as condicionantes técnicas do transporte aéreo vêm dar uma ajuda. Rotas intercontinentais com duração próxima das 9 horas e meia, ao permitirem duas viagens por dia (ou seja, cerca de 19 horas de voo facturadas em cada período de 24 horas), representam as condições ideais para rentabilizar aeronaves e tripulações.

 

v        E é aqui que entra Portugal: o único ponto do Atlântico Norte que tem, tanto o centro económico do Brasil, como a costa ocidental de África bem a sul de Luanda, a menos de 9 horas e meia de voo. É o 3º vértice do triângulo perfeito com o Brasil e Angola: por enquanto nada mais do que um proto-pólo geoestratégico.

 

v        Converter este triângulo num pólo geoestratégico exige vontade e um esforço enorme. Geografia não basta - e as potências hegemónicas dos outros pólos tudo farão para não terem mais competidores.

 

v        Mas, acima das núvens, mete-se pelos olhos dentro a importância estratégica de Portugal:

-          No transporte marítimo e, sobretudo, no transporte aéreo entre a Europa e o Atlântico Sul e, também, a parte sudoeste do Atlântico Norte;

-          No transporte marítimo que, uma vez concluido o alargamento do canal do Panamá, irá trazer do Pacífico Norte à Europa navios porta-contentores com o triplo da actual capacidade;

-          Com a sua plataforma continental, a maior do Atlântico Norte.

 

v        Tal como na nova arquitectura mundial os EUA “cavalgam” dois pólos geoestratégicos, Portugal, integrado no Atlântico Norte, poderá converter-se num dos pilares que vão estruturar a rede global: para o Atlântico Sul (transporte aéreo e transporte marítimo) e para o Pacífico Norte (transporte marítimo). Assim tenha hubs à altura.

 

v        Não surpreende, pois, que os interesses afectados (os portos marítimos do Norte da Europa, sobretudo Roterdão e Havre, mas também Cádis e Málaga; tal como os aeroportos de Madrid, Paris e Londres) se movimentem. Fossem outros os tempos, e as tentativas de conquista manu militar seriam sempre uma possibilidade a considerar.

 

v        As coisas, hoje em dia, são, porém, mais soft. Nada de eliminar a soberania, que continuará formalmente reconhecida. Basta que não haja condições para exercê-la - ou que, quem estiver mandatado para a exercer, alinhe, consciente ou inconscientemente, com as agendas estrangeiras.

 

v        Que ninguém se iluda: há uma agenda geopolítica para a Europa. Agenda que será impossível de concretizar por quem se situe no hinterland europeu sem nenhum pilar da rede global no seu território - nem capacidade para subordinar pelo menos um desses pilares aos interesses do seu próprio poder económico.

  A. Palhinha Machado

JUNHO de 2014

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2018
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2017
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2016
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2015
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2014
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2013
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2012
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D
  170. 2011
  171. J
  172. F
  173. M
  174. A
  175. M
  176. J
  177. J
  178. A
  179. S
  180. O
  181. N
  182. D
  183. 2010
  184. J
  185. F
  186. M
  187. A
  188. M
  189. J
  190. J
  191. A
  192. S
  193. O
  194. N
  195. D
  196. 2009
  197. J
  198. F
  199. M
  200. A
  201. M
  202. J
  203. J
  204. A
  205. S
  206. O
  207. N
  208. D
  209. 2008
  210. J
  211. F
  212. M
  213. A
  214. M
  215. J
  216. J
  217. A
  218. S
  219. O
  220. N
  221. D
  222. 2007
  223. J
  224. F
  225. M
  226. A
  227. M
  228. J
  229. J
  230. A
  231. S
  232. O
  233. N
  234. D
  235. 2006
  236. J
  237. F
  238. M
  239. A
  240. M
  241. J
  242. J
  243. A
  244. S
  245. O
  246. N
  247. D
  248. 2005
  249. J
  250. F
  251. M
  252. A
  253. M
  254. J
  255. J
  256. A
  257. S
  258. O
  259. N
  260. D
  261. 2004
  262. J
  263. F
  264. M
  265. A
  266. M
  267. J
  268. J
  269. A
  270. S
  271. O
  272. N
  273. D