AMBLIOPIA -1
Ambliopia- Fraqueza da visão
“Com bolor” - terá sido para criar bolor que Mário da Sá Carneiro se retirou quando decidiu fugir do mundo.
Mas ele fê-lo voluntariamente num processo de abandono que o conduziu ao triste fim parisiense.
Eu, não! Fui involuntariamente conduzido a um retiro, não deixo que o bolor apareça. Então, não podendo estudar, conduzir nem montar a cavalo, ouço música. E como a tenho posto em dia ao fim de anos de silêncio…
Então, recordo coisas que já arquivara. Por exemplo, uma gravação da 9ª sinfonia de Mahler com o Karajan e a Filarmónica de Berlim de que não gosto e de que nunca gostei desde a primeira vez que a ouvi. Só que agora, com o tempo, fui tentar perceber por que é que não gosto da dita interpretação. E percebi que se trata de uma obra em Ré menor que ali está numa tonalidade diferente. E se as dúvidas me tivessem surgido de modo mais suave (o Karajan e a Filarmónica de Berlim a desafinarem?), não teria tido o cuidado de confrontar a dita desafinação com outra interpretação da mesma 9ª de Mahler pela Sinfónica de Chicago, sob a regência de Georg Solti. E a conclusão é a de que Solti tem a orquestra na afinação correcta, a sua interpretação é magnifica e a obra é mesmo sublime.
Assim, o que se poderá ter passado com Karajan?
Só encontro uma de duas hipóteses:
- Ou o diapasão ao serviço de Karajan estava marado;
- Ou era mesmo o Karajan que estava marado
Mas não me deixei ficar nas encolhas da ignorância e fui perguntar a quem sabe mais do que eu…
Fiquei a saber que desde a segunda guerra mundial, a tendência é de subir a afinação geral das orquestras para lhes dar mais brilhantismo. O resultado é o de haver quem já ande a tocar quase meio tom acima do que seria normal. Isso faz com que uma nota normal soe como sustenido e este se passe para a nota seguinte na escala cromática e assim sucessivamente, naquilo que tenho como cataclismo musical.
Não teria Karajan feito bem melhor se tivesse verificado a qualidade do diapasão, que deve ter comprado numa loja chinesa?
Ou será uma afinação nazi?
O meu leitor que escolha mas poupe os seus ouvidos à gravação que claramente denuncio como uma fraude karajânica.
Maio de 2019
Henrique Salles da Fonseca