A DIFERENÇA
O princípio orientador de Wilhelm von Humboldt era que deveria existir a máxima liberdade no ensino e na religião no seio de um Estado mínimo. Dentro desse Estado, o indivíduo era tudo, portanto, o ensino era tudo. O objectivo final do ensino era «uma formação completa da personalidade humana… o desenvolvimento mais elevado e mais proporcional dos poderes do indivíduo para formar um todo pleno e consistente». Esse todo pleno e consistente conjugava dois ideais tipicamente alemães: «Wissenschaft» e «Bildung». «Wissenschaft» era a ideia da aprendizagem como um processo dinâmico continuamente renovado e enriquecido pela investigação científica e o pensamento independente, de modo que cada aluno contribuísse para a totalidade do conhecimento cujo progresso não tinha fim.
O conhecimento era evolutivo e, com ele, vinha a «Bildung», a evolução do próprio estudioso.
Era precisamente o oposto da aprendizagem por memorização.
In «EU SOU DINAMITE – a vida de Friedrich Nietzsche», Sue Prudeaux, Círculo Leitores, 1ª edição, Abril 2019, pág. 42 e seg.
Wilhelm von Humboldt foi o responsável pela reordenação do ensino alemão (vários Estados do Bund) entre 1808 e 1812
Para saber mais, ver, por exemplo, em
https://pt.wikipedia.org/wiki/Wilhelm_von_Humboldt
Este método de ensino foi posteriormente adoptado pelos EUA e pelo Japão. Pena que em Portugal nos tenhamos mantido tempo de mais no medievalismo da memorização. Talvez hoje não fossemos apenas mais um dentre os países do sul europeu.
Julho de 2019
Henrique Salles da Fonseca