Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A bem da Nação

FEITOS A MERECER MAIOR ATENÇÃO

Em 9 de Agosto de 2003 partiram do aeródromo de Cascais dois aviões mono motores, cada um tripulado por um único piloto, para darem a volta ao mundo, indo de Oeste para Leste.

 

 

Um dos pilotos, o Comandante António Faria e Melo[1], é o único piloto paraplégico vivo que já deu a volta ao mundo, sozinho, em avião mono motor. Houve apenas outro, um americano, que também cometeu igual proeza, mas já faleceu.

 

 

Em 1995, o Comandante Faria e Melo, um alentejano, deu a sua primeira volta ao mundo partindo de Évora para Oeste e regressando ao mesmo aeródromo, no seu Bonanza F33, CS-AZI, “Alice 19”.

 

Em 9 de Agosto de 2003 a televisão deu uma breve notícia, com imagens da partida de Cascais, para a segunda volta ao mundo. E depois? Segundo parece, o silêncio é grande.

 

A comunicação social portuguesa necessita rever o seu conceito do que "é notícia", pois este é um feito que devia ser acompanhado e dando frequentes e abundantes notícias do que se ia passando. Com tal comportamento dos responsáveis portugueses, não admira que todo o mundo conheça Lindbergh e sejam raríssimos os que sabem quem foram e o que fizeram Sacadura Cabral e Gago Coutinho, cujo feito é cem vezes mais importante que o de Lindbergh.

 

 Miguel Mota

 

Publicado integralmente no “Diário de Notícias” de 24-8-2003 e, com muitos cortes, alterações e o título “Feito quase ignorado”, no “Correio da Manhã” de 22-8-2003

 

Em tempo:
Posso acrescentar: Entre as duas viagens e no cargo de Presidente da Direcção da Associação dos Antigos Bolseiros Fulbright, organizei um almoço de homenagem. Para esse almoço levou um globo e explicou-nos em grande pormenor a viagem que tencionava fazer, agora no sentido Oeste Leste e que depois concretizou com grande êxito em 1995. Quando fez a primeira viagem, havia um outro piloto paraplégico, americano, Donald Rodewald, que também tinha feito em 1984 a primeira volta ao mundo, a solo, dum piloto paraplégico. Na Europa ele era o único. Quando o aericano morreu, passou a ser o único no mundo. Não encontro referência do que julgo ser a primeira volta ao mundo, no sentido Leste-Oeste, que foi o motivo do almoço. Possuo um dossier em que relata, com grande pormenor, a viagem Oeste-Leste, que me ofereceu com uma simpática dedicatória. Apesar da minha insistência e de outras pessoas, recusou publicar esse interessantíssimo Relatório. O seu falecimento foi algo que muito me entristeceu. Os seus feitos - pois  tem outros, embora este seja o maior - pouco eco tiveram em Portugal, embora o seu nome, com Rodewald , sejam os únicos pilotos paraplégico a darem a volta ao mundo, voando a solo e o nome do Comandante António Faria e Mello continua na lista de 2012 de todos os pilotos que deram a volta ao mundo a solo. Imagino o que seria se ele fosse americano.

[1] Entretanto, o Comandante Faria e Melo faleceu no dia 6 de Outubro de 2006

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2017
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2016
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2015
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2014
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2013
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2012
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2011
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2010
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2009
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2008
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2007
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D
  170. 2006
  171. J
  172. F
  173. M
  174. A
  175. M
  176. J
  177. J
  178. A
  179. S
  180. O
  181. N
  182. D
  183. 2005
  184. J
  185. F
  186. M
  187. A
  188. M
  189. J
  190. J
  191. A
  192. S
  193. O
  194. N
  195. D
  196. 2004
  197. J
  198. F
  199. M
  200. A
  201. M
  202. J
  203. J
  204. A
  205. S
  206. O
  207. N
  208. D