HELENA DE SÁ E COSTA (pianista)
http://helenasacosta.blogspot.com
Nascida a 26 de Maio de 1913, Maria Helena Sá e Costa era filha do pianista e compositor Luiz Costa (1879-1960) e da pianista Leonilde Moreira de Sá (1882-1964), por sua vez filha de Bernardo Valentim Moreira de Sá (1853 -1924), personalidade marcante da vida cultural e musical do Porto na sua época e irmã de Madalena Sá e Costa, igualmente uma distinta violoncelista, concertista e pedagoga.
Viveu desde sempre imersa em música, e já a casa dos pais era visitada por pessoas como António Carneiro (pai de Cláudio, compositor), Teixeira de Pascoaes, Guerra Junqueiro, Teixeira Lopes, Roque Gameiro ou António Arroio, tradição que cultivou pessoalmente, mais tarde, sendo anfitriã gentilíssima e afável na sua casa aberta a amigos, músicos e nomes ligados à cultura, que deliciava com os dois Bechstein no n.º 53 do Largo da Paz. Em Paris (1933-35), estudou com Alfred Cortot e depois, tal como o avô materno e o pai, foi estudar para Berlim (1936-39), onde foi aluna de Edwin Fischer. A relação entre ambos estendeu-se a muitos concertos e digressões, antes e depois da Guerra.
No regresso a Portugal, é convidada para suceder a Vianna da Motta, seu ex-mestre, no Conservatório de Lisboa. Muda-se, anos depois, para o Conservatório do Porto, fundado pelo seu avô, e essas serão as únicas escolas onde leccionará oficialmente, em Portugal. Marcou, decididamente, a música portuguesa no século XX, nos dois domínios em que se evidenciou: pianista e professora. No Porto, formou Adriano Jordão, Pedro Burmester, Fausto Neves, Francisco Monteiro, Manuela Gouveia, Sofia Lourenço, Bárbara Dória, Caio Pagano e Pinho Vargas, entre outros.
Ensinou (ou "aconselhou", como gostava de dizer) muitos mais, em todo o mundo, onde era convidada para ministrar cursos ou dar masterclasses. Em Portugal, destacam-se os Cursos de Música do Estoril dos anos 60 a 80. O que significa que a "árvore" que, pelo seu pai, vem de Liszt (por Vianna da Motta, Busoni e Stavenhagen), estendeu os ramos em muitas direcções. Enquanto isso, desenvolveu uma notável carreira internacional na Europa, Américas e África, como recitalista, solista em música de câmara ou com orquestra.
Tocou ao lado de famosos pianistas, violinistas, violoncelistas ou cantoras e sob a batuta de grandes maestros e foi jurada de reputados concursos.
Na música de câmara, saliente-se o Trio e o Quarteto Portugália, onde era violoncelista sua irmã. Associada, mais que a qualquer outro, a Bach (foi a primeira a tocar a integral de O Cravo Bem Temperado em Portugal), elegia como favoritos Mozart, Beethoven, Schubert, Chopin, Mendelssohn, Schumann, Brahms, Debussy, Ravel e Falla. Dos compositores portugueses, tocou Seixas, Bomtempo, Luiz Costa, Armando José Fernandes, Croner de Vasconcelos, Carneyro, Lopes Graça, Joly e Fernando C. de Oliveira.
Helena Sá e Costa foi ainda responsável pela direcção dos Encontros da Primavera, em Guimarães e presidiu à comissão instaladora da Escola Superior de Música do Porto.
Considerada e admirada pela sua cidade natal, o Porto fez-lhe várias homenagens, a última das quais durante a PORTO 2001 - Capital da Cultura, tendo ainda sido dado o seu nome a uma sala de teatro e a um prémio musical.
Em 2000, a pianista recebeu o Prémio Almada.
Fonte : http://www.mulheres-ps20.ipp.pt/Maria_Helena_Sa_Costa.htm#Biografia