Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A bem da Nação

DA NAÇÃO, DO NACIONALISMO E DO ESTADO-NAÇÃO

 

Contribuição para o debate proposto e iniciado pelo

Henrique Salles da Fonseca

 

Os Gregos clássicos, pedagogos eméritos, educaram até aos nossos dias as sucessivas gerações humanas do mundo ocidental. Fizeram-no servindo-se da Epopeia, da Tragédia, de várias outras Artes, da Matemática, da Filosofia e até da Mitologia. E esta não foi de menor importância.

 

Segundo os historiadores, em  Delfos, - tido então por umbigo do mundo  -,  nos frontões do  templo dedicado a Apollo, deus da ordem,  a estátua deste foi emparelhada com a de Dionísio, deus das Artes e do caos. Dionísio é uma espécie de deus-espelho que reflecte para as pessoas a sua própria imagem, o que elas são. Seria esta a missão do artista.

Oráculo de Delfos

 

Reza a lenda, que Dionísio foi forçado a travar uma batalha com Penteu, o Rei de Tebas, avesso esta às ideias universalistas. Penteu teria sido um personagem digno, com motivos nobres em relação à sua cidade, mas carregava consigo a visão repressiva de épocas anteriores. Com intenção de resolver este conflito, as pitonisas de Tebas inscreveram nas paredes do templo as seguintes máximas:

 

O justo é belo.

Tudo tem a sua medida.

Rejeita a sobranceria.

Respeita sempre os limites.

 

Aqui já não há guerra; há harmonia. Com a intersecção das máximas de cunho dionisíaco (1 e 3) e as de cunho apolíneo (2 e 4), as pitonisas formaram uma "grelha"  de teste de sabedoria, tão  válida  hoje como o era 500 anos antes de Cristo.

Cem anos mais tarde, o dramaturgo Sófocles ocupou-se eloquentemente destes temas.  Na sua trilogia – “Édipo Rei”, “Édipo em Colono” e “Antígona” - questionou o poder dos deuses, a autoridade do sagrado, a natureza da família e a verdade da pessoa humana. (O seu Édipo antecipa Freud 2 500 anos). A lição de Sófocles é que, mediante auto conhecimento, o homem encontra forças que lhe permitem enfrentar a adversidade neste Mundo. Deixaria pois de ser  necessário submeter-se a um deus ou a um tirano, como desnecessário se tornava que a cidade fosse fechada. O homem que se conhece a si próprio, aceita facilmente o xenos (o estrangeiro). Do auto conhecimento humano resultou a consciência de que o ser humano pertence a um universo maior que o da polis (cidade). Terá então nascido o conceito de humanidade. Estava iniciado o discurso da emancipação.

Se observarmos o que aconteceu com a ideia de Nação - e aos conceitos inerentes de nacionalismo e Estado-Nação - somos forçados a admitir que cabe tudo na grelha de Delfos. A ideia de Nação começou por ser justa e bela - defesa interna contra a tirania e defesa externa contra a cobiça alheia. Internamente, defesa do povo contra os abusos do poder absoluto; externamente, protecção das periferias exploradas e descuidadas pela centralidade sistémica. Já lá diziam os antigos Gauleses: - "Roma nunca vê por onde anda; os seus cascos pesados caem-nos sempre sobre o estômago, o coração ou a cabeça. E Roma nem repara quando berramos…"

Mas, lamentavelmente, o que era belo e justo transformou-se às mãos dos políticos oportunistas. Os que apregoaram a Nação perderam o sentido da medida e tornaram-na motivo de sobranceria: por fim, nas duas últimas guerras mundiais, o nacionalismo ultrapassou todos os limites do respeito pela pessoa humana.

+++ 

Os que procuram no étimo o significado das coisas terão, no caso, surpresas. Nação virá do latim, - nato, natio, ou natione - mas os Romanos nunca usaram a palavra para se descreverem a si próprios. A gente de Roma era o Populus Romano; nações eram outros agrupamentos, tanto de homens como de animais (ver Michaelis). A palavra Nação não se aplicava a um povo organizado, hierarquizado e regido pela lei; descreveria talvez agrupamentos, bandos ou tribos sob mando ocasional imposto pela força. Já no período medievo, algumas Universidades italianas foram buscar o termo para descreverem os alunos não italianos que as frequentavam. A estes foi reconhecido o direito de representação em defesa de condições para superarem as dificuldades causadas pela diferença de língua e cultura. Os Italianos não eram nação pois não tinham tais problemas. Nação designava portanto os outros.

A prática terá chegado a Paris pela via universitária e, provavelmente, foi em França que a palavra adquiriu novo sentido. Deixou de significar "os de fora" para significar "os de dentro". De "eles", passou a "nós". Isto aconteceu por alturas em que o jurista Jean Bodin, em resistência ao Papado, inovou, propondo no seu livro Les six livres de la République, (1576) o instituto da soberania do estado. Os enciclopedistas encarregar-se-iam de arquitectar a soberania da Nação, o Estado-Nação.

+++

 O Estado-Nação provou possuir um dinamismo poderoso e iluminou a Idade Moderna europeia. Fez muito pelos povos mas acabou por os lançar na desgraça. Rousseau viu o mal mas não soube como o evitar; o mesmo se passou com Romain Roland. Para ambos, o estado nacional - instituição de má natureza deveria ficar submetido a um órgão internacional -instituição de boa natureza. Diziam os românticos alemães que a ideia da soberania do povo que inspirou a revolução francesa era boa. A degradação subsequente e a rápida intervenção do poder tirânico de Napoleão aconteceu porque a gente que se apoderou da ideia era fraca (esta é geralmente a explicação alemã para tudo o que não compreendem).

+++

No pós napoleónico surgem na Europa duas versões de nacionalismo: - a ocidental nórdica, inspirada pela classe média (burguesia), que se funda num conceito racional de nação como associação de cidadãos vivendo num território comum e partilhando uma economia comum; e a oriental e mediterrânica, regiões onde não surgiu uma classe média significativa, que vem a nação como entidade indivisível e orgânica, como uma espécie de alma que apenas os vernáculos podem sondar. Este tipo de nacionalismo tornou-se autoritário e intransigente, enquanto o primeiro abraçou facilmente o liberalismo. Por vezes, ambos os tipos coincidem ou alternam-se no mesmo quadro nacional, dependendo dos altos e baixos da economia e da educação da classe média.

 

No sentido modernista, Nação seria um agrupamento de pessoas unidas por um projecto comum. Que projecto? - Reabilitar o passado, como pretendia Salazar, ou preparar o futuro, como ambicionavam os peregrinos do Mayflower? Niels Bohr, o físico dinamarquês que abriu a porta à teoria quântica, dizia que "O nacionalismo é uma espécie de sífiles espiritual que gradualmente vai destruindo os cérebros - até os melhores – do nosso tempo". O politólogo americano Karl Wolfgang Deutsch, – o primeiro cientista que aplicou a matemática e a estatística (tudo tem a sua medida) ao estudo da relação entre a sociedade e a política – admitia que "Uma nação é um grupo de pessoas unidas por um erro comum quanto á sua origem e uma hostilidade colectiva em relação aos seus vizinhos". Deutsch reconheceu contudo que o poder coesivo da ideia poderia ser altamente útil se utilizado para fins de desenvolvimento económico. Cedo ou tarde, todos temos necessidade de dizer “Nós, os...”. A identidade nacional representa a forma principal e forte de identificação colectiva. É uma não-escolha geralmente aceite.

 

Mas se há uma necessidade de identificação é porque não há identidade. Voltamos a Sófocles – conhece-te a ti próprio.

Para os pós-modernistas a confusão é irremediável: os conflitos passado-futuro, local-universal, liberal-autoritário são irreconciliáveis. "O conflito atravessa qualquer consenso" diz Derrida. Eles negam a emergência de formas universais de lei e moralidade e negam a disponibilidade de um ponto fixo, tal como a razão. Só aceitam o discurso clássico da emancipação.

 

+++

 

Quer isto dizer que o conceito de Nação está esgotado? De maneira nenhuma. A vitalidade e capacidade de mobilização dos espíritos da ideia continua a ser preciosa para defesa dos interesses, sobretudo dos povos periféricos. Hoje, como no tempo dos Romanos, o centros hegemónicos - mundiais ou regionais - continuam a não ver onde pisam. O que acima ficou quer apenas dizer que há que equilibrar o uso da ideia de Nação, manuseá-la com grande cautela, e isto porque a ideia é explosiva com enorme poder destruidor.

Em resumo, há que observar o formulário do Oráculo de Delfos.

Estoril, 2 de Setembro de 2012

 Luís Soares de Oliveira

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2018
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2017
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2016
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2015
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2014
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2013
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2012
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D
  170. 2011
  171. J
  172. F
  173. M
  174. A
  175. M
  176. J
  177. J
  178. A
  179. S
  180. O
  181. N
  182. D
  183. 2010
  184. J
  185. F
  186. M
  187. A
  188. M
  189. J
  190. J
  191. A
  192. S
  193. O
  194. N
  195. D
  196. 2009
  197. J
  198. F
  199. M
  200. A
  201. M
  202. J
  203. J
  204. A
  205. S
  206. O
  207. N
  208. D
  209. 2008
  210. J
  211. F
  212. M
  213. A
  214. M
  215. J
  216. J
  217. A
  218. S
  219. O
  220. N
  221. D
  222. 2007
  223. J
  224. F
  225. M
  226. A
  227. M
  228. J
  229. J
  230. A
  231. S
  232. O
  233. N
  234. D
  235. 2006
  236. J
  237. F
  238. M
  239. A
  240. M
  241. J
  242. J
  243. A
  244. S
  245. O
  246. N
  247. D
  248. 2005
  249. J
  250. F
  251. M
  252. A
  253. M
  254. J
  255. J
  256. A
  257. S
  258. O
  259. N
  260. D
  261. 2004
  262. J
  263. F
  264. M
  265. A
  266. M
  267. J
  268. J
  269. A
  270. S
  271. O
  272. N
  273. D