Língua portuguesa está a reviver em Goa
Registou-se este ano um novo recorde no número de alunos a frequentar os Cursos Intensivos de Português promovidos pela Indo Portuguese Friendship Society Goa, com o patrocínio da Fundação Cidade de Lisboa. O número total de alunos a frequentar actualmente estes cursos, que ja vão na sua oitava edição, ascende a noventa e quatro. Os cursos encontram-se repartidos entre as cidades de Panjim e Margão, sendo as aulas ministradas nas instalações cedidas respectivamente pelas Escolas de Don Bosco e Loyola. Estruturados em três níveis, os cursos encontraram este ano grande adesão por parte de alunos principiantes, muitos deles jovens, interessados na aprendizagem do idioma luso. Infelizmente não foi possível atender a todas as solicitações visto o número limite de alunos por turma ser restringido a vinte e cinco e ser de todo impossível encontrar horários convenientes para todos. Mas não foi só junto de alunos principiantes que estes cursos suscitaram interesse. Também antigos alunos que frequentaram diferentes graus de ensino no então Estado da Índia Portuguesa quiseram reavivar os conhecimentos então adquiridos.
Desde o início destes cursos, em 1997, conta-se um total de 512 alunos inscritos, sendo as suas motivações não raras vezes de índole profissional, como no caso de alguns juristas ou investigadores de História, mas também como meta da vida ou ainda como forma de insersão familiar, no caso de casamentos em que uma das famílias usa correntemente o português como língua veicular e a outra não.
Esta iniciativa tem contado desde o início com o apoio logístico da Fundação Cidade de Lisboa no fornecimento dos livros aos alunos, assim como no envio de um professor de Portugal, envio esse que conta ainda com o apoio do Ministério da Educação e do Instituto da Cooperação. Já três professoras passaram por Goa, em 1997 Dr.ª Maria Rosário de Serradeiro, 1998-2000 Dr.ª Maria Isabel Peres de Palma Vasconcelos e 2001-2003 Dr.ª Filomena Ferro. No final dos cursos são organizadas visitas de estudo de quinze dias a Portugal, oferecidas a vinte alunos seleccionados que concluam os cursos, tendo estes que suportar apenas os custos das passagens aéreas, visto e seguros. O programa da viagem inclui visitas a museus e locais de interesse histórico e cultural, assim como a unidades industriais. Em 2003 foram visitadas as instações da fábrica de papel Renova e da fábrica de cerveja Cintra. As visitas incluem ainda recepções nas Câmaras Municipais das localidades visitadas. O alojamento dos alunos conta com o apoio da Movijovem e das Pousadas de Juventude. Esta iniciativa visa o aprofundamento dos laços históricos e culturais, assim como o estreitamento das relações entre portugueses e goeses, tendo já dado frutos: da passagem da Dr.ª Maria Isabel Peres de Palma Vasconcelos resultou um casamento com um goês. Margarida, a filha do casal, nascida em Lisboa, completará este mês três anos de idade.
Este ano os cursos decorrerão até 14 de Dezembro, realizando-se a cerimómia de entrega dos certificados, seguida de um jantar de confraternização, a 18 de Dezembro, no Hotel Mandovi.
Jorge Renato Fernandes
Publicado no "Lusofonia-Goa" em Panjim, Goa, em Novembro de 2004