AS CONFERÊNCIAS DE LISBOA 4
Foi pela mão amiga do Carlos Alves Bernardo que me chegou informação do maior interesse sobre a conferência que Tom Peters proferiu há dias no Pequeno Auditório do CCB intitulada "Re-Imagine! Business Excellence in a Disruptive Age".
Parece que, nos últimos 36 meses, 60 mil fábricas detidas por estrangeiros abriram na China. É uma pena não poder aqui transcrever o resumo feito por Helena Oliveira no Portal Executivo da Caixa Geral de Depósitos que se pode visitar em http://www.portalexecutivo.com/PortalExecutivo/Bem%20Vindo/default.htm mas a verdade é que, quando cheguei ao fim do texto, deparei com um copyright inultrapassável e não me arrisco a citar seja o que for, a menos que a Caixa formalmente me peça para o fazer. Como tal pedido não é expectável, sugiro aos leitores de A bem da Nação que tentem aceder à informação de que apenas deixo uma breve imagem.
A propósito de direitos de autor, A bem da Nação não proíbe seja o que for de transcrições, citações ou parafraseados. Não queremos que alguém tenha que pagar para saber o que nós pensamos; os nossos conhecimentos são tão universais e democráticos como o ar que respiramos. Malgré tout, já vivemos na era da globalização e do livre acesso ao conhecimento; já praticamos a Estratégia de Lisboa.
Lisboa, Fevereiro de 2005
Henrique Salles da Fonseca