A ESSÊNCIA DO PROGRESSO -9
(*)
Como alcançar os objectivos enunciados anteriormente?
Com vista à discussão, eis algumas pistas bem la palissianas:
- O ensino obrigatório tem que ser gratuito; o que estiver para além dele – público ou privado – tem que ser pago pelos utilizadores com base em propinas cujo nível seja livremente definido.
- Num cenário de analfabetismo adulto tão escandaloso, não se justificaria que a alfabetização fosse alcandorada a objectivo fundamental da República?
- Num cenário de abandono escolar precoce tão grande, que curricula devemos privilegiar – profissionalizante ou generalista?
- Deve a disciplina escolar continuar a ser prejudicada pelo princípio de que é proibido expulsar os vândalos?
- À Escola compete educar ou instruir?
- Deverão as Ordens (profissionais) continuar a condicionar o acesso às profissões ou bastará a homologação governamental dos cursos?
Há que discutir estas questões com a maior seriedade e sem as demagogias a que nos quiseram habituar nestes decénios passados pois são as pessoas que fazem a diferença entre os países ricos e os outros países.
FIM
Henrique Salles da Fonseca