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A bem da Nação

O BOWERY

 

Os Nova-iorquinos não precisavam ler Dante para saberem como é o Inferno. Bastavas-lhe tomar um táxi ou ónibus destino Downtown  que os fazia  atravessar o Bowery, um bairro infernal.


 O Bowery tinha aspecto de urbanização datada dos meados do século XIX, embora reze a História que os primeiros habitantes teriam sido escravos libertos no século XVII. A zona está encostada ao distrito financeiro (Wall Street) e teria conhecido um período respeitável quando ali se instalou o comércio citadino de produtos baratos. A seu tempo, atraiu os emigrantes europeus e serviu de cenário a horrorosas batalhas entre etnias europeias que ali assentavam arraiais à sua chegada à livre América. Os antigos - os donos - e os chegados posteriormente - os invasores - digladiavam-se cruelmente para impor a sua lei no território.  Ali se terão esgotado muitos sonhos de liberdade e prosperidade.

 

No fins do século XIX, o Bowery perdeu a respeitabilidade e tornou-se zona de prostituição e jogo. Com a crise dos anos trinta do século XX, passou a habitat dos desesperados. Para ali se encaminhavam e por ali vagueavam os que decidiram renunciar à sua condição social  para se entregarem ao esquecimento, ao ócio e à bebida. Viviam de esmolas, dormiam no vãos de escada e trajavam noite e dia a mesma roupa. Não praticavam a violência entre eles nem se tornavam incómodos para os transeuntes, desde que a esmola pedida - qualquer esmola -  lhes não fosse recusada. A localização era adequada a este tipo de vida pois a Bowery representava  o caminho mais curto para quem  se dirigia a pé ou de automóvel ao centro financeiro de cidade.   Ao instalarem-se ali, os fainéants revelaram sentido de oportunidade e capacidade organizacional. Isso tudo era compreensível. O que eu não compreendia era a razão pela qual as autoridades não removiam aquele chaga social de sítio tão relevante  no tecido urbano e porque não cuidavam da sorte daquela desgraçada gente.


 Explicaram-me um dia. O Bowery, com o seu cortejo de desgraças e sofrimentos expostos à vista do público, era útil à sociedade burguesa na medida em que ilustrava da forma irrefutável o que acontece aqueles que violam as regras inflexíveis por que se rege a burguesia, ou seja, os que não trabalham, os que não pagam créditos e impostos vencidos , os que não colaboram, os que não se associam, etc.. O Bowery era o "inferno" visível que dispensava imaginação para nos fazer desejar o "céu".

 

Dizem-me que as coisas mudaram. O Bowery que eu vi  e inspirou o filme Sunshine Hotel sobrevive, mas com dificuldade. A burguesia já não precisa convencer ninguém e decidiu reconquistar tão precioso espaço.

 

Estoril, 14 de Novembro de 2011

 

 Luís Soares de Oliveira

(fotografia. Wikipedia)

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