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A bem da Nação

JESUS DEIXOU DE ENSINAR

 (*)

 

Naquele tempo, Jesus subiu ao monte seguido pela multidão e, sentado sobre uma grande pedra, deixou que os seus discípulos e seguidores se aproximassem. Depois, tomando a palavra, ensinou-os, dizendo:

- Em verdade vos digo, bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados; bem-aventurados os misericordiosos, porque eles...

Pedro interrompeu: - Temos que aprender isso de cor?

André disse: - Temos que copiá-lo para o papiro?

Simão perguntou: - Vamos ter teste sobre isso?

Tiago, o Menor queixou-se: - O Tiago, o Maior está sentado à minha frente, não vejo nada!

Tiago, o Maior gritou: - Cala-te queixinhas!

Filipe lamentou-se: - Esqueci-me do papiro-diário.

Bartolomeu quis saber: - Temos de tirar apontamentos?

João levantou a mão: - Posso ir à casa de banho?

Judas Iscariotes exclamou: (Judas Iscariotes era mesmo malvado, com retenção repetida e vindo de outro Mestre) - Para que é que serve isto tudo?

Tomé inquietou-se: - Há fórmulas? Vamos resolver problemas?

Judas Tadeu reclamou: - Podemos ao menos usar o ábaco?

Mateus queixou-se: - Eu não entendi nada... ninguém entendeu nada!

Um dos fariseus presentes, que nunca tinha estado diante de uma multidão nem ensinado nada, tomou a palavra e dirigiu-se a Ele, dizendo: - Onde está a tua planificação? Qual é a nomenclatura do teu plano de aula nesta intervenção didáctica mediatizada? E a avaliação diagnóstica? E a avaliação institucional? Quais são as tuas expectativas de sucesso? Tens a abordagem da área em forma globalizada, de modo a permitir o acesso à significação dos contextos, tendo em conta a bipolaridade da transmissão? Quais são as tuas estratégias conducentes à recuperação dos conhecimentos prévios? Respondem estes aos interesses e necessidades do grupo de modo a assegurar a significatividade do processo de ensino-aprendizagem? Incluíste actividades integradoras com fundamento epistemológico produtivo? E os espaços alternativos das problemáticas curriculares gerais? Propiciaste espaços de encontro para a coordenação de acções transversais e longitudinais que fomentem os vínculos operativos e cooperativos das áreas concomitantes? Quais são os conteúdos conceptuais, processuais e atitudinais que respondem aos fundamentos lógico, praxeológico e metodológico constituídos pelos núcleos generativos disciplinares, transdisciplinares, interdisciplinares e metadisciplinares?

Caifás, o pior de todos os fariseus, disse a Jesus: - Quero ver as avaliações do primeiro, segundo e terceiro períodos e reservo-me o direito de, no final, aumentar as notas dos teus discípulos, para que ao Rei não lhe falhem as previsões de um ensino de qualidade e não se lhe estraguem as estatísticas do sucesso. Serás notificado em devido tempo pela via mais adequada. E vê lá se reprovas alguém! Lembra-te que ainda não és titular e não há quadros de nomeação definitiva!...

 

E Jesus pediu a reforma antecipada aos trinta e três anos...

Continuação DE BOM ANO LECTIVO

 


*  *

 

O texto vale por si, em toda a sua explosão de humor e graça, bem documentado nos discursos bíblicos do Novo Testamento com aplicação ao contexto actual, com os discípulos protestando quais criancinhas desleixadas, os fariseus com a sua carga verbal tão empolada como vazia, bem expressiva da arrogância intimidatória das ocas imposições ministeriais que sempre julgáramos que um Nuno Crato, perspicaz e tão impaciente contra os absurdos pretensiosismos retóricos como os professores alvo dessas imbecilidades linguísticas de uma falsidade demente, iria imediatamente destruir, a favor do bom senso e da sanidade mental de um país onde, por este texto, se vê que nem todos somos idiotas.

 

Um texto que apoio, com um Bravo ao professor que o escreveu, aos professores cujos protestos mereceram o engraçado e corajoso texto, a todos esses que, ao rirem da desgraça, no afundamento de propostas de avaliação que implicam nota zero para os forjadores
de tais propostas obtusas e do ministério que as impôs, poderão contribuir para, pelo menos chamar a atenção para tão violenta esquizofrenia nacional de pobreza espiritual irremediável.

 

Um texto que merece ser difundido em todos os jornais do nosso país e afixado em todas as escolas, para ser lido por todos os professores e alunos.

 

No Ministério da Educação, igualmente afixado. Em letras maiúsculas, por conta da cegueira.

 

 Berta Brás

 

(*)http://www.google.pt/imgres?q=Jesus%2Ba%2Bpregar&um=1&hl=pt-PT&sa=N&biw=1024&bih=753&tbm=isch&tbnid=3r7DccbQRXqfZM:&imgrefurl=http://pentencostes.blogspot.com/2011/08/jesus-comeca-pregar.html&docid=JvAfuDswX9VcrM&imgurl=https://1.bp.blogspot.com/-D9lqIgJvuSw/TklQ_Y0IGNI/AAAAAAAAADA/uNk6PYW4qIU/s1600/3333333333.jpg&w=445&h=323&ei=Nq3ATruOOqz44QSUgo2NBA&zoom=1&iact=rc&dur=328&sig=108364103958560163334&page=1&tbnh=123&tbnw=165&start=0&ndsp=21&ved=1t:429,r:0,s:0&tx=78&ty=60

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