HOMENAGEM A RICARDO CARVALHO
Excerto da crónica de Rob Hughes no International Herald Tribune de 27 de Abril de 2007
"Que fantástico golo aconteceu esta semana em Londres! Ricardo Carvalho, o defesa que veio de Portugal com Mourinho, iniciou a jogada. Carvalho pode parecer frágil sob pressão, mas no 28º minuto do jogo iniciou um contra-ataque em estilo que lembra o de Franz Beckenbauer.
Seria necessário retroceder no tempo 30 anos para lembrar o Kaiser Franz no melhor do seu estilo imperial. O modo como Carvalho deslizou para fora da sua grande área, a bola inteiramente sob seu comando, os opositores demasiado alarmados para poderem intercepta-lo, foi puro Beckenbauer. O cuidado de olhar em frente e avaliar as opções que se lhe abriam mostrou classe genuína. E só quando o momento devido era chegado, ou seja, quando Drogba começou a mover-se ameaçadoramente em direcção á área do Liverpool, é que Carvalho soltou a bola, lançando-a no caminho de Drogba.
Durante toda a noite (e durante toda a temporada), Drogba exibiu capacidade muscular suficiente para afastar os defesas adversários do seu caminho. Neste caso, Daniel Agger não era desafio para si, tanto em corpo como em espírito.
Drogba afastou-o do caminho, virou-se sobre si mesmo e fez rolar a bola de um flanco para o outro, mesmo em frente da baliza, convidando a intervenção de Joe Cole. Cole estava prevenido. O seu marcador Alvaro Arbeola foi demasiado lento a movimentar-se e tardio a aperceber-se do sentido da jogada. Cole ultrapassou-o sem grande dificuldade e pôde marcar o golo á vontade. E assim, graças á classe de Carvalho, ao poder físico de Drogba e à agudeza mental de Cole fomos presenteados com uma peça clássica de futebol de contra-ataque."
O texto em inglês foi transcrito no Blog A Bem da Nação de 29 do mesmo mês, sob o título "Valores Lusitanos. Nem só de eruditos se orgulha a nação."
Luís Soares de Oliveira
(*)http://blogdochelseafc.blogspot.com/2010/08/ricardo-carvalho-deixa-o-chelsea.html