George Bernard Shaw
(*)
Disse George Bernard Shaw, o famoso e espirituoso escritor irlandês: "A generalidade das pessoas só pensa duas ou três vezes por ano. Eu, porém, ganhei uma reputação internacional, pensando duas vezes por semana".
Consta que Shaw um dia encontrou-se com uma também famosa actriz ou bailarina inglesa, Isadora Duncan, se não estou muito em erro. Diz-lhe ela: "Imagine, Sr. Shaw, como seria um filho nosso com a sua inteligência e a minha beleza...".
Responde Shaw: " E se tivesse a minha beleza e a sua inteligência?".
Certo dia arengava a uma pequena multidão em cima duma barrica de madeira, quando esta rebenta...: "É para verem o peso dos meus argumentos!"
Homens destes são preciosos, pois dão um extraordinário encanto à vida. Rendamo-lhes homenagem. Não se deixam ofender, nem ofendem. O seu espírito tem a leveza duma morna brisa matinal em campo aberto, puro e perfumado.
Nós, Portugueses (e julgo por mim) não temos esta graça. A nossa é pesada, com socos nos pés, e barrete saloio na cabeça. Somos directos, não sabemos cobrir a nossa rudeza com um leve véu de encanto, e quando somos poetas, somos chorões. Ah, meu Deus, quantos defeitos eu não tenho! E já não tenho tempo de me emendar! Mea culpa!
Joaquim Reis