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A bem da Nação

Aumentar os transportes: fatalidade ou erro de gestão?

 (*)

 

 

Foi noticiado há dias o aumento do preço dos transportes.

 

No que se refere aos transportes colectivos em Lisboa esta notícia merece alguns comentários porque de facto a sua eficiência é baixa em grande parte por causas de certa forma exteriores à gestão das empresas que prestam estes serviços.

 

Com efeito os autocarros não podem deslocar-se a velocidades médias mais altas porque as ruas por onde circulam estão frequentemente estranguladas por veículos mal estacionados e ainda mais por muitos veículos que circulam muitas vezes ocupados apenas por uma pessoa.

 

Esta situação poderia ser resolvida se for organizado um sistema constituído por parques de estacionamento em locais estrategicamente colocados fora da cidade de forma aos condutores aí deixarem os seus carros, deslocando-se para os seus destinos em autocarros ou comboio devidamente conjugados com o metropolitano e transportes fluviais.

 

Nos finais da década de 80 uma entidade denominada Federação Portuguesa de Transportes enviou aos vários Ministros que interferem nos transportes e a todas a Câmaras Municipais da área metropolitana de Lisboa uma sugestão para se organizar este sistema e assim, não só melhorar a eficiência da rede de transportes colectivos mas também diminuir o consumo de combustíveis e a poluição e aumentar o nível da qualidade de vida dos lisboetas, retirando alguns milhares de carros do centro da cidade.

 

Para isso ser possível haveria dois períodos por dia, no início da manhã e no fim da tarde, em que nas vias essenciais de acesso não poderiam circular carros particulares, respectivamente nas entradas e nas saídas.

 

Também teria que haver uma rede conjugada de linhas de deslocação com todos os meios incluídos, não esquecendo o importantíssimo meio que é o peão, aliás totalmente esquecido pelos decisores de serviço, de modo a que se maximize a capacidade de cada cidadão chegar ao seu destino em menos tempo e por menos gasto de dinheiro, simultaneamente poupando investimentos e consumos.

 

Só um dos Ministros respondeu e das Câmaras nem uma palavra.

 

Agora que estamos declaradamente em crise será obviamente oportuno levantar esta questão pois em vez da fatalidade do aumento do preço dos transportes sempre será desejável, porque não há maneira de ser obrigatório, realizar um acto de gestão correcto.

 

Lisboa,21 de Dezembro de 2010

 

  José Carlos Gonçalves Viana

 

Publicado no DN em 8 de Janeiro de 2011

 

(*)http://www.google.pt/imgres?imgurl=https://1.bp.blogspot.com/_zL5SvU3bFnc/TEGWd9b_prI/AAAAAAAAEHQ/Qu6cFF4HqVw/s1600/Carris-Citaro%252520and%252520ex%252520SC%252520Merc-LISIntlAirport%255B1%255D.jpg&imgrefurl=http://paidobicho.blogspot.com/2010/07/transportes-publicos-amde-lisboa.html&usg=__mQCaLY5LuenXKjIwHV5_re6VH0o=&h=462&w=600&sz=90&hl=pt-pt&start=0&sig2=Uxh9nZCsx_9LVb6d7KL3Pg&zoom=1&tbnid=x41Bb3io4NMfmM:&tbnh=164&tbnw=244&ei=tGNSTYv3FMaDswadkLHwBg&prev=/images%3Fq%3Dtransportes%252Bp%25C3%25BAblicos%26um%3D1%26hl%3Dpt-pt%26sa%3DN%26biw%3D1007%26bih%3D681%26tbs%3Disch:1&um=1&itbs=1&iact=hc&vpx=714&vpy=373&dur=2122&hovh=197&hovw=256&tx=116&ty=126&oei=tGNSTYv3FMaDswadkLHwBg&esq=1&page=1&ndsp=9&ved=1t:429,r:8,s:0

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