Será o TGV um investimento necessário?
Na sequência do debate que lancei sobre o novo aeroporto na Ota, o Dr. Miguel Allegro de Magalhães traz a mesma questão relativamente ao TGV e comentou como segue:"Uma palavra para o TGV, que também deveria ser mencionado no blog. Se as ligações Lisboa-Porto puderem ser feitas pelo comboio a uma velocidade média de 150/160 km/h, a concorrência à Auto-estrada e ao avião aumentará fortemente. Para isso não é necessário TGV, basta os comboios Pendulares que já circulam pela Linha do Norte. A Linha é que não dá resposta em numerosas partes do trajecto (A REFER anda há mais de dez anos a rectificar o traçado da Linha do Norte). Agora, se a CE impõe que as capitais europeias estejam ligadas por Comboio Alta Velocidade, faça-se a ligação Lisboa-Madrid. Gostaria também de ver Lisboa e o Porto ligados por Alta Velocidade. Mas, se não há dinheiro, fiquemo-nos por uma Linha do Norte renovada. Quanto ao Porto-Vigo é para esquecer: não só os Espanhois não estão interessados, como não é mínimamente rentável."
Eu temo que o "show-off" vingue e que haja quem confunda investimento público com esbanjamento de dinheiros públicos. Não esqueçamos que os dinheiros, antes de serem públicos, são privados e que o Governo não hesita em promover a mudança de titularidade do dinheiro pela via de uma fiscalidade completamente desbragada. É claro que o lobby das obras públicas esfrega as mãos de contente mas . . . será esse um motivo suficiente para justificar o interesse nacional?
Já ficam assim algumas questões em debate.
Lisboa, Julho de 2005
Henrique Salles da Fonseca