Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A bem da Nação

O NOSSO PRESENTE E O NOSSO FUTURO – 10

 

ALGUMAS QUESTÕES PREMENTES
 
15 de Julho de 2009
 
COMO VÊEM PARTIDOS O FUTURO DO ENSINO SUPERIOR?
 
7. Política Cultural
 
Na maioria das sociedades ocidentais, e não só, deparamos hoje com uma rede de complexidades de diferente natureza, que vão das económico-financeiras e étnico-culturais (estas acentuadas pelo fenómeno das migrações) a muitas outras, resultantes dos novos modos de comunicação virtual e do cruzamento de diversificadas realidades e visões do mundo. Tudo isto traz à política cultural de qualquer país ingredientes que em muito a distanciam do modo de pensá-la há uma ou mais décadas. A eles há que responder com propostas ajustadas.
 
Por um lado, há que fazer face a um modelo cultural uniformizador da vida, que vai rasurando ou diluindo diversidades, contribuindo para uma “desumanização” e descaracterização do mundo. Ao pretender dirigir-se ao grande público, a cultura dominante caracteriza-se por uma “ética pragmática” que elimina um dos traços caracterizadores do humano: a dimensão simbólica.
 
Vemo-lo a muitas dimensões, nomeadamente em programas de entretenimento da TV, reality shows e outras produções congéneres, como na literatura light, ou no cinema popular destinados igualmente a uma sociedade massificada, e onde se cristaliza a banalidade quotidiana, com a reprodução do real empírico sem perguntas, em linguagens directas, esvaziadas de dimensão simbólica e sem brechas para um sentido mais profundo da existência.
 
Por outro lado, presenciamos – ao arrepio dessa cultura dominante – uma nova complexidade na própria produção cultural e artística, com um trabalho de pensamento e de laboração sofisticada, compósita, tantas vezes miscigenada, o que torna difícil o acesso do grande público a muitas das obras e espectáculos.
 
É necessária uma inteligência cultural que permita lidar com estas discrepâncias de modos desafiadores, criando pontes de comunicação entre os diversos níveis de percepção e assimilação de conteúdos, mas proporcionando ao mesmo tempo uma exigência estética e intelectual eficaz cada vez mais alargada, o que supõe uma continuada articulação entre cultura, educação e meios de comunicação social.
 
Nada disto pode ser ignorado por parte dos responsáveis pela política cultural. É preciso que esta seja entendida como plano estratégico e estruturado de desenvolvimento, seja assumida pelos responsáveis políticos do País, para que ganhe existência de direito próprio e permanente em qualquer projecto de governação, como fundamento que deve ser de uma identidade nacional e de um posicionamento global, como fundamento que é de qualquer desígnio de crescimento e de prosperidade.
 
Só se pode avaliar o custo da cultura pelo custo da sua inexistência, pelo custo da ignorância, pelo custo do tipo de isolamento que não se resolve com auto estradas.
 
Da parte dos responsáveis pela cultura, exige-se, antes de mais, um conhecimento e uma convivência com os instrumentos conceptuais do nosso tempo, o acolhimento inteligente dessa contemporânea diversidade criativa, a fim de poderem accionar planos intersectoriais fecundos, com políticas a médio e longo prazo, com propostas e apoios que contribuam para uma sociedade criativa, crítica e exigente.
 
Garantido isto, será necessário que a política cultural:
  • Considere a cultura um objectivo estratégico de formação e afirmação nacionais (no país e no estrangeiro), de produtividade e rentabilidade económicas significativas, de intersecção e complementaridade activas entre Governo, Autarquias e Privados;
  • Assuma uma visão cosmopolita e uma abertura transcultural que valorize todas as manifestações culturais, sem hierarquizar em moldes tradicionais as clássicas em detrimento das que rompem com padrões vigentes, sem valorizar as hegemónicas em detrimento de outras que surgem de vozes culturais não-hegemónicas;
  • Promova a interculturalidade, com políticas claramente orientadas para a dinamização social das diversidades presentes no território, como aposta no enriquecimento de todos e na redução de potenciais conflitos;
  • Garanta total isenção e transparência em todos os concursos públicos e no acesso aos subsídios para a produção cultural e artística e crie mecanismos que, no termo de cada ciclo eleitoral, impeçam a substituição de quadros superiores ou intermédios das instituições públicas de acordo com a cor política governamental, independentemente da sua comprovada competência e seriedade;
  • Estimule espaços “entre-saberes” e relações inovadoras entre diferentes áreas do conhecimento e entre as diversas artes;
  • Proponha experiências concretas de convivência com o património, distanciadas de um modelo meramente reverencial;
  • Multiplique os agentes e os instrumentos para a produção artística em todo o país, de forma a constituir-se uma sociedade culturalmentemultipolar, do norte ao sul, do litoral ao interior, das ilhas ao continente;
  • Estabeleça uma articulação entre ministérios, de modo a ser possível a integração do ensino artístico, musical e outro, nos vários graus de ensino; e que, como acontece com a literatura, também os filmes portugueses sejam ensinados e matéria de exame;
  • Dê novo impulso às trocas culturais e artísticas entre os PALOP, fomentando mobilidades de grupos e rentabilização das actuais presenças africanas em Portugal, promovendo experiências de diálogo entre culturas e incitando ao conhecimento das culturas que hoje convivem com a nossa bem como à aprendizagem de algumas das suas línguas, contribuindo assim para a optimização de um respeito mútuo.
 
(continua)
 
See full size imageAUTORES:
Ana Luísa Amaral, Ana Maria Pereirinha, António Pinto Ribeiro, Clara Macedo Cabral, Isabel Allegro de Magalhães, Isabel Hub Faria, Jean Barrocas, Joana Rigatto, João Ferreira do Amaral, João Sedas Nunes, Laura Ferreira dos Santos, Luís Filipe Rocha, Luís Moita, Luís Mourão, Margarida Gil, Maria do Céu Tostão, Maria Eduarda Gonçalves, Maria Helena Mira Mateus, Maria Manuela Silva, Mário Murteira, Mário Ruivo, Miguel Caetano, Philipp Barnstorf, Teresa Pizarro Beleza, Viriato Soromenho Marques.
 

2 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2018
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2017
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2016
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2015
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2014
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2013
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2012
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D
  170. 2011
  171. J
  172. F
  173. M
  174. A
  175. M
  176. J
  177. J
  178. A
  179. S
  180. O
  181. N
  182. D
  183. 2010
  184. J
  185. F
  186. M
  187. A
  188. M
  189. J
  190. J
  191. A
  192. S
  193. O
  194. N
  195. D
  196. 2009
  197. J
  198. F
  199. M
  200. A
  201. M
  202. J
  203. J
  204. A
  205. S
  206. O
  207. N
  208. D
  209. 2008
  210. J
  211. F
  212. M
  213. A
  214. M
  215. J
  216. J
  217. A
  218. S
  219. O
  220. N
  221. D
  222. 2007
  223. J
  224. F
  225. M
  226. A
  227. M
  228. J
  229. J
  230. A
  231. S
  232. O
  233. N
  234. D
  235. 2006
  236. J
  237. F
  238. M
  239. A
  240. M
  241. J
  242. J
  243. A
  244. S
  245. O
  246. N
  247. D
  248. 2005
  249. J
  250. F
  251. M
  252. A
  253. M
  254. J
  255. J
  256. A
  257. S
  258. O
  259. N
  260. D
  261. 2004
  262. J
  263. F
  264. M
  265. A
  266. M
  267. J
  268. J
  269. A
  270. S
  271. O
  272. N
  273. D