O NOSSO PRESENTE E O NOSSO FUTURO – 7
ALGUMAS QUESTÕES PREMENTES
15 de Julho de 2009
O QUE PENSAM OS DIFERENTES PARTIDOS SOBRE AS SEGUINTES QUESTÕES:
- Que lugar atribuem à necessidade de uma estratégia de desenvolvimento a prazo;
- Quais os objectivos prioritários visados;
- Quais os mecanismos para a porem em prática?
- Que papel reservam ao Estado?
- Que oportunidade dão e que grau de viabilidade asseguram a uma reforma da empresa que incorpore, na sua própria concepção e correspondente quadro jurídico, a responsabilidade da mesma face a todos os actores que nela intervêm e à sociedade como um todo?
- Que papel reservam à economia social, à economia solidária e ao chamado terceiro sector?
- Como encaram o desemprego e que medidas propõem para o prevenir?
- Como pensam reduzir o horário de trabalho regular, o abuso de recurso a horas extraordinárias, o duplo e triplo emprego de alguns, de modo a assegurarem melhor qualidade de vida das pessoas e melhor repartição do tempo entre o trabalho produtivo e a vida pessoal, familiar e cívica?
- Como vão fazer face ao défice da balança de transacções correntes, que poderá acentuar-se mesmo sem aceleração do crescimento económico?
- Que medidas adoptam para implementar padrões de consumo em linha com as reais capacidades do País?
- Que lugar atribuem à política fiscal? E ao investimento público? Como se posicionam face aos denominados grandes investimentos públicos?
- Que indicadores de desempenho de toda a actividade económica estão dispostos a preconizar, sabendo que os actuais indicadores em uso não só escondem, como deturpam, o real nível de desenvolvimento humano, a sustentabilidade ambiental, a coesão social e a qualidade de vida das populações, que constituem a finalidade última de uma gestão social da economia.
(continua)
Ana Luísa Amaral, Ana Maria Pereirinha, António Pinto Ribeiro, Clara Macedo Cabral, Isabel Allegro de Magalhães, Isabel Hub Faria, Jean Barrocas, Joana Rigatto, João Ferreira do Amaral, João Sedas Nunes, Laura Ferreira dos Santos, Luís Filipe Rocha, Luís Moita, Luís Mourão, Margarida Gil, Maria do Céu Tostão, Maria Eduarda Gonçalves, Maria Helena Mira Mateus, Maria Manuela Silva, Mário Murteira, Mário Ruivo, Miguel Caetano, Philipp Barnstorf, Teresa Pizarro Beleza, Viriato Soromenho Marques.