MEDIDAS DE POLÍTICA PARA 2010
PEDIDO
Peço-lhe que refira um máximo de dez medidas de política que, na sua opinião, resolveriam os nossos problemas. Peço-lhe também que não ultrapasse os 5000 caracteres (incluindo espaços). Mais lhe peço que me autorize a publicar as suas respostas no meu blog “A bem da Nação” em http://abemdanacao..blogs.sapo.pt/
(nome real ou pseudónimo, conforme o seu interesse)
5ª Resposta
AS MINHAS MEDIDAS
Reforma sem penalizações para trabalhadores com 40 anos de descontos
- Permitiria a renovação do pessoal das empresas; o Estado deixa de pagar subsídio de desemprego e passa a pagar reforma.
Perdões fiscais
- Se o Estado permite aos contribuintes incumpridores que paguem as suas dívidas em condições especiais altamente favoráveis, deve também permitir aos cumpridores pagarem nas mesmas condições daqueles que não puderam pagar a tempo.
Fomentar o empreendedorismo jovem
- Os jovens com menos de 35 anos apresentam projectos empresariais, recebendo como incentivo o valor correspondente a 5 anos de subsídio de desemprego.
Fixar prazos para os Tribunais tomarem decisões
- Aos Advogados é exigido o cumprimento escrupuloso de prazos, normalmente curtos, mas os juizes mantêm sem despacho vários processos durante anos a fio, sem qualquer penalização disciplinar ou efeito na carreira.
A escola deve preparar os alunos para a vida activa
- A escola tem sido o palco dos sindicatos de professores. A escola deveria ser o palco dos alunos, de onde se espera que saiam preparados para a vida real.
Os programas de formação profissional devem ser definidos de acordo com as necessidades das empresas
- Quem define os programas de formação está a pensar nos alunos de hoje e não nos alunos que vamos formar daqui a 4 ou 5 anos. Não é assim que se formam jovens para a vida.
O Estado deve pagar a tempo e horas aos seus fornecedores
- O Estado não paga a tempo às empresas, mas pede-lhes o pagamento especial por conta - tipo imposto adiantado. Cobra muito antes e paga muito depois!
Criar a Carteira Profissional
- Cada profissional deve ter um cartão em que ficam registados todos os cursos de formação que frequentou e as classificações obtidas. Este cartão atesta a categoria profissional do seu titular e o investimento em formação. Já houve até há talvez 30 anos. Entretanto, deixou de ser emitido.
Daniel Soares de Oliveira