CURIOSIDADES 3
Ponta Delgada é uma cidade harmoniosamente pequena mas está em crescimento. Os principais motores desse desenvolvimento são a Universidade e o Turismo mas salta à vista a preocupação que tem havido de manter uma certa qualidade urbanística não só relativamente ao traçado das ruas mas também não misturando edifícios de tipologias contrastantes.
É com este zonamento equilibrado que o miolo da cidade é de arquitectura antiga e a marginal se apresenta com edifícios modernos e mais altos que o localmente típico. Nada de chocante e, pelo contrário, a valorizar uma zona que se pretende chique, cara e moderna.
É na marginal de Ponta Delgada que se perfilam os hotéis mais modernos, imponentes edifícios da Administração Pública, uma ou outra casa apalaçada e . . . a Prisão Comarcã, tudo frente a uma estupenda marina de recreio e a um mar deslumbrante.
Para quem sempre ali viu aquele edifício, até pode não conceber o mundo de outro modo mas a verdade é que aquele que foi quartel, fortaleza, mosteiro ou de tudo isso um pouco conforme as épocas, tem uma localização de luxo totalmente errada para os fins que hoje prossegue e que poderia ser muito mais útil à economia regional com uma exploração hoteleira diversa da actual.
Não estará assim o Governo Regional dos Açores a dar pérolas a porcos?
Lisboa, Julho de 2005
Henrique Salles da Fonseca