Mar comum para Portugal e Espanha?
Correio da ManhãÚltima Hora
2005-07-21 - 03:57:00
Mar comum para Portugal e Espanha
Responsáveis das pescas de Espanha e Portugal reuniram-se ontem em Lisboa, para debater a possibilidade de criação de um mar comum para actividades pesqueiras, nos arquipélagos dos Açores, Madeira e Canárias, noticiou a agência espanhola EFE.
Segundo a EFE, participou na reunião o director-geral das Pescas e Aquicultura, Eurico Monteiro, que afirmou que os dois países têm interesse comum em regular o acesso de pesqueiros portugueses e espanhóis às águas dos Açores, Madeira e Canárias.
x - x - x - x - x
Mensagem de 21 de Julho de 2005 ao Director Geral das Pescas:
Prezado Dr. Eurico Monteiro:
Acabo de ler a notícia sobre a eventualidade de constituição de um "mar comum" a Portugal e Espanha para efeitos de pesca.
Quero acreditar que se trate de uma mentira propalada pelos órgãos de comunicação pois não me passa pela cabeça que tal possa ocorrer.
A desigualdade é tão flagrante que essa medida só se poderia traduzir pela aceitação formal da invasão das nossas águas pela enorme e voraz frota pesqueira espanhola enquanto a nossa capacidade pesqueira é hoje resultado das medidas de abate que o Senhor bem conhece pois que teve que as executar a mando de vários Governos. Em paralelo, nós daríamos muito mais do que receberíamos em dimensão pesqueira pois seriam as sub-zonas dos Açores e Madeira contra as já exauridas Canárias.
Para além de um negócio leonino, não faltará quem considere essa hipótese como uma traição de lesa Pátria.
Não perca tempo a responder-me. Peço-lhe que se concentre no esforço de dizer aos espanhóis que esse mar comum não existirá.
Melhores cumprimentos,
Henrique Salles da Fonseca