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A bem da Nação

DURMA BEM!

 

 

 

 

 
Embora no mundo moderno não se dê o devido valor ao sono, dizendo-se até, como pilhéria, que dormir é perda de tempo, é bom lembrar que dormir faz bem para a saúde e beleza, eleva as defesas orgânicas, descansa a vista, revigora o cérebro e rejuvenesce a pele, e ainda contribui com a diminuição das estatísticas nas faltas ao trabalho e nos  acidentes automobilísticos.
 
O descanso de uma noite bem dormida melhora o raciocínio e a capacidade mental do individuo. Mesmo na velhice, quando necessitamos menos horas de sono, devemos  dormir o tempo suficiente para nos sentirmos bem, para vermos com mais clareza. Se a criança recém-nascida precisa de 17 h de sono/dia, para se desenvolver, o velho necessita só de 6 a 8 horas para se refazer, sendo que muitos se satisfazem apenas com 4 horas bem dormidas.
 
O estilo de vida corrido e estressado, os excessos de estímulos visuais, auditivos, televisivos, a internet, a necessidade de se ficar “antenado”, o medo de ficar alheio às ultimas noticias, para não se sentir excluído, tudo isso faz com que o indivíduo perca horas reparadoras de sono, diminuindo a sua qualidade de vida.
 
E então o que falar daqueles que por necessidade trocam o dia pela noite. Os que fazem trabalhos nocturnos, pilotos, motoristas e limpadores de ruas, plantonistas de Pronto Socorro, médicos e policias, esses têm com frequência sinais de irritabilidade e de alterações do sono.
 
As dificuldades em dormir também aparecem em doentes com graves problemas emocionais, em cardíacos, naqueles com alterações faríngeas e neurológicas como a apnéia do sono. Nesses casos o tratamento médico se impõe para evitar uma morte nocturna, prematura. Dormir bem propicia a uma vida mais saudável, mais bem vivida.
 
Dicas para uma noite reparadora.
 
Prepare o seu quarto:
 
Ambiente limpo, arejado, escurecido e tranquilo.
Lençóis lavados, esticados, travesseiros cheirosos (com sache de lavanda ou alfazema).
 
Prepare-se para dormir:
 
Evite bebidas estimulantes como chá preto, café, chocolate, bebidas alcoólicas à noitinha.
Tome um banho morno e aromático.
Vista um pijama ou camisola confortável
Tome um copo de leite morno (desnatado)
Deite-se sempre mais ou menos à mesma hora (horário ideal é 22h para os adultos que moram abaixo da Linha do Equador).
Não ligue a TV.e nem o computador.
Se gostar de ler, leia algo ameno, que não desperte muita curiosidade, até o sono chegar.
Ore se for de orar.
Apague a luz e bom sono.
 
 Maria Eduarda Fagundees
Uberaba, 01/06/09
 

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