ACADEMIA GALEGA DA LÍNGUA PORTUGUESA
Academia Galega da Língua Portuguesa participa em cerimónia inter académica na ACL
Numa sessão inter académica, realizada em 14 de Abril no Salão Nobre da Academia das Ciências de Lisboa, foi apresentado o Léxico da Galiza elaborado pela Academia Galega da Língua Portuguesa, e a 5a edição do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, elaborado pelaAcademiaBrasileira de Letras sob a coordenação do Prof. Evanildo Cavalcante Bechara.
O lançamento realizou-se numa cerimónia que encabeçaram os presidentes das três academias da língua: portuguesa, brasileira e galega. Integraram a representação da Galiza vários académicos da AGLP: Ângelo Cristóvão (Secretário), Joám Trilho (Arquiveiro), Concha Rousia (Vice-Secretária), e Luís Gonçáles Blasco e Fernando V. Corredoira (da Comissão de Lexicologia e Lexicografia). Também assistiu o presidente da AGAL, Alexandre Banhos.
A sessão inter académica decorreu no espaço de 70 minutos com as intervenções do Presidente da Academia das Ciências de Lisboa, Prof. Arantes e Oliveira, o Presidente da AcademiaBrasileira de Letras, Prof. Cícero Sandroni, o académico da ABL, Prof. Evanildo Cavalcante Bechara, o académico da ACL Aníbal Pinto Castro, e o Presidente da AcademiaGalega da Língua Portuguesa, Prof. Martinho Montero Santalha, encerrando o acto o Vice-Presidente da ACL, Prof. Adriano Moreira.
Para além da assistência de uma delegação da Academia brasileira, académicos da ACL e a delegação galega, o acto contou com o Sr. Embaixador do Brasil em Portugal, Celso Vieira de Melo, o Dr. Augusto Joel, Assessor do Ministério da Cultura Português, e o Sr. Gaspar Diaz, Chefe da Conselharia Cultural da Embaixada da Espanha em Lisboa.
O Presidente da Academia das Ciências de Lisboa, Prof. Eduardo Romano de Arantes e Oliveira, assegurou que «há equívocos nas relações entre Portugal e a língua portuguesa», reclamou ter em consideração a Galiza, os países africanos de língua portuguesa e também o Brasil, e afirmou que «vamos num futuro breve editar a nossa própria versão do Vocabulário».
Pela sua parte, o professor Evanildo Bechara, da Academia Brasileira de Letras (ABL), lembrou que se trata da quinta edição do Vocabulário em consonância com as normas do Acordo Ortográfico de 1990. A ABL edita desde 1970 o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, sucessivamente actualizado. A quinta edição está já disponível no mercado europeu por 60 euros.
Na sua intervenção, o Presidente da AGLP, Prof. José-Martinho Montero Santalha, afirmou que o Léxico da Galiza apresentado em Lisboa, é um primeiro contributo passível de melhoras, que será adaptado conforme aos critérios que forem adoptados na elaboração do Vocabulário Comum.