O “cluster” do Mar de 1974 a 2008 - RESUMO
EVOLUÇÃO E POTENCIALIDADES ACTUAIS
1º- A origem do “cluster”, não desta palavra que é de invenção recente, vem do século XIII, conservou-se com adaptações óbvias até 1974 e coincidia com o então Ministério da Marinha. E o que é de facto este “cluster”do Mar?
Convém recordar que a história deste “cluster” é a história de Portugal pois o que de mais importante houve realizado pelos Portugueses foram os descobrimentos marítimos e os altos e baixos da nossa Marinha foram os mesmos do País. Sem actividade marítima Portugal é um país periférico da Europa; com Marinha era um país central do Atlântico e do Mundo.
2º- Em Julho de 1974 é desmembrado e assim fica até agora o que será tratado resumidamente. O panorama actual da nossa Marinha é quase desanimador: ainda temos a Armada com as dificuldades naturais resultantes da fraqueza das Marinhas Mercante, de Recreio e de Pesca e começamos a ter actividades em investigação científica e no aproveitamento das zonas do oceano sob nossa jurisdição mas continuamos a ter grandes espaços vazios de autoridade e de interesses tanto na Administração Pública como na iniciativa privada.
3º- Serão analisadas sumariamente as causas que levaram à situação actual.
4º- Análise das potencialidades actuais dos principais componentes. As soluções globais e as soluções parciais: prós e contras. Mas que haja soluções.
5º- Análise das potencialidades do “cluster” do Mar no enquadramento nacional actual e das consequências de se conseguir ou não torná-lo operacional.
Lisboa, 29 de Setembro de 2008
