DOMÍNIO INGLÊS NO BRASIL
OS TRATADOS DE 1810 - Parte 12
Final da parte 11: A classe dominante platina, contrária ao movimento revolucionário, reconhecia a força dos partidários da solução monárquica, que rodeavam o Rio de Janeiro. Como a classe dominante brasileira, a platina também preferia continuar colonial a sofrer qualquer alteração em seus privilégios.
No Brasil, a luta por uma solução democrática para a emancipação deflagraria os acontecimentos da Regência quando as forças do latifúndio acabariam por impor o seu domínio. No Prata, aquela luta prolongou-se no período de anarquia e caudilhismo. A turbulência aqui e no Prata estava relacionada à profunda e alastrada luta por formas mais avançadas de governo e de organização nacional.
Parte 12: Negociações
A primeira das exigências alcançadas por Strangford, posteriormente incorporadas ao texto dos acordos, foi relativa ao Juiz Conservador britânico no Brasil, com funcionamento imediato na Bahia e no Rio de Janeiro. Foi assinada uma convenção para estabelecer uma linha de navegação entre a Inglaterra e o Brasil. As partes em entendimento concordavam em afirmar tratados definitivos que sancionassem a nova situação.
Mapa do Continente da Colónia do Sacramento e Rio Grande de São Pedro até à Ilha de Santa Catarina
A resistência consistia, quase unicamente, no facto de que do lado português, pretendia-se da Inglaterra reciprocidade de tratamento alfandegário. Estava incluído nesse ítem o problema dos gêneros tropicais que a Inglaterra recebia de suas colônias e que eram os mesmos que constituíam a exportação brasileira, na maior parte. Strangford resistia sempre à essa exigência. Em novembro de 1808, Sousa Coutinho informou ao ministro inglês a decisão do governo de permitir a baldeação e reexportação das mercadorias inglesas nos portos brasileiros mediante taxa de trânsito insignificante assegurando-lhe que tal concessão constaria no texto de acordo definitivo que ambos negociavam. A concessão estava ligada à conquista do mercado platino e à exigência ainda não abandonada de um porto na ilha de Santa Catarina.
Continua