CRÓNICA DO BRASIL
As eleições e a crise
Foi domingo o dia das eleições para executores (nada de executivos) municipais. Aqueles que executam, liquidam, limpam, comem o orçamento público. Correram muito bem as ditas eleições, ajudadas pelo exército para, teoricamente, permitir que o eleitor votasse sem a pressão do candidato presente na boca da urna, e o resultado foi uma maravilha: 741 indivíduos presos por estarem a controlar os eleitores, ou na pressão ou com malas carregadas de notas que se iam dando a quem votasse «certo», etc.
Mas, de longe, o ainda mais admirável deste mundo novo foi o resultado obtido por uma meia dúzia de bandidos, presos, indiciados por tudo o que é tipo de crime, incluindo homicídios, a quem se permitiu que de dentro da cadeia fizessem a sua propaganda eleitoral, e... brade-se aos céus, gente inocente, foram eleitos!
Tudo isto parece um sonho, um pesadelo, e mesmo bem acordados constata-se que é esta a realidade deste mundus novissimus!
Entretanto o ali babá chefe aproveita para insultar o tal W.Bush, chamando-o de tudo que é nome feio, e afirmando à boca cheia que a crise não «atravessaria o Atlântico»! Esqueceu-se o governa-se de informar em que sentido essa travessia se não daria - oeste/leste ou norte/sul - para se constatar que atravessou não só o Atlântico como todos os oceanos do planeta e em todos os sentidos! Aqui, a tsunami econômico-finaceira que chegaria como um leve marola, levou as bolsas a cair quase todos os dias, mais de uma vez ultrapassando os 10%, o real chegou a desvalorizar-se mais de 35%, e não tarda a inflação, a paralização da construção civil, a recessão, o desemprego, e etc., etc.
Neste país de grande democracia e visão de futuro... há muito se gera e se incentiva espaço para a anarquia. De tal forma a inconsciência (des)governativa é absurda que foi há dias concedida a várias entidades e indivíduos a Ordem de Mérito Cultural do Ano 2008, mas nem única notícia deste aCto foi veiculado. Porque? Segredo ou vergonha? Na véspera um jornal noticiou que um dos agraciados seria o MST! Ordem de Mérito Cultural no centenário de Machado de Assis, a assaltantes, assassinos, destruidores e deturpadores da ordem pública... Parece filme de ficção. De manicómio! Haja Deus!
Deus existe, mas não interfere na estupidez, cupidez e ganância dos homens. É pena.
Rio de Janeiro, 9 de Setembro de 2008