CRÓNICAS DO BRASIL
Hipocrisia ou escárnio ?

Conforme foi largamente noticiado, faleceu há dias uma Senhora - letra maiúscula - chamada ex primeira dama do Brasil, nome que ela, culta, inteligente e simples, não gostava.
Foi irrepreensível e extremamente louvável a sua passagem por Brasília, onde criou as bases dum serviço social sério e não esmoler e eleitoreiro, como aquele a que se assiste hoje, sem jamais se ter ouvido falar que alguma vez se tenha imiscuído na política.
O país sempre considerou esta Senhora como digna do seu respeito e admiração, e basta ver o quanto gente de todos os «credos» políticos a elogiaram.
Ao seu velório compareceram, por obrigação, os membros do actual desgoverno. O big líder abraçou o ex presidente FHC como se fossem íntimos amigos de infância depois de ter passado os últimos 15 anos a falar mal dele e do seu Governo!
Pior do que isso, foi a presença da ministra chefe da casa civil, ex terrorista, ar compungido, aquela que mandou elaborar um dossier, com dados sigilosos, querendo invadir, divulgar e meter ao ridículo a vida íntima do ex presidente FHC e da D. Ruth.
Cara de pau é pouco! Hipocrisia é quase elogio. Escárnio talvez seja o termo mais apropriado para quem não tem vergonha na cara e decência perante um momento de luto nacional.
É assim que o desgoverno monta o teatro. Mente até nas atitudes que deveriam envolver um mínimo de educação e vergonha.
Vergonha acabamos por ter todos nós ao ver que até perante a morte essa gente não recua na sua ganância de aparecer e manter o poder.
Por favor, mais respeito.
Rio de Janeiro, 27 de Junho de 2008