Receita da minha avó açoriana
Bolo de nozes
Ingredientes
2 chávenas de açúcar
2 chávenas e 1/2 de farinha de trigo
1 chávena de leite para o recheio e outra para o bolo
4 ovos
2 colheres de sopa bem cheias de manteiga
2 colheres de chá bem cheias de fermento em pó Royal
Uma pitada generosa de sal
Uma pitada de noz moscada
2 chávenas bem cheias de nozes picadas
Nozes inteiras descascadas para decorar
Modo de fazer o bolo
Misturar numa tigela a manteiga, as 4 gemas, uma chávena de açúcar, a pitada de sal e de noz moscada. Bater até ter um creme uniforme. Acrescentar a chávena do leite caramelado, já frio (ver com se faz na receita do recheio). Mexer bem. Aos poucos colocar a farinha. Misturar bem e tornar a bater até ter uma massa lisa e uniforme. Por fim, acrescentar as 4 claras batidas em ponto de neve e as 2 colheres de chá de fermento em pó, com movimentos delicados, sem bater, incorporando as claras e o fermento à massa.
Untar e polvilhar uma forma redonda de tamanho médio, despejar a massa e colocar para assar no formo numa temperatura de 180 a 200º, C por mais ou menos 45 minutos. O bolo está pronto quando toma uma cor dourada escura e ao se espetar um palito, ele sai seco. Retire-o do forno, e quando tiver frio abra-o, no sentido horizontal para recheá-lo. Use linha grossa ou fio dental para abrir o bolo
Modo de fazer o recheio.
Enquanto o bolo está assando faz-se o recheio da seguinte maneira.
Numa panela queime uma chávena de açúcar até o ponto de caramelo forte. Acrescente aos poucos uma chávena de leite morno, com a panela fora do lume, para que o leite não ferva e suba escapando do recipiente. Vá diluindo o caramelo com o leite, levando-o de vez enquanto ao lume até derreter, sempre com cuidado para não ferver. Obtem-se um leite cor de caramelo. Acrescente uma colher de sopa bem cheia de manteiga e as duas chávenas de nozes picadas. Mexa com cuidado em fogo brando até o ponto de recheio, ligeiramente pastoso. Não deixe endurecer se não vira ponto de rebuçado ou bala. Deixe resfriar ligeiramente, sempre mexendo, e recheie o bolo. Cubra-o com o restante da pasta de nozes enfeitando com meias nozes inteiras.
O recheio pode-se fazer também com manteiga batida com um pouco de creme de leite, sem soro, açúcar e nozes até se obter o ponto de pasta.
O segredo do bolo está no ponto do recheio que não pode virar caramelo e sim uma pasta fluida e grossa que recheia e cobre o bolo de maneira generosa e deliciosa.
Nota:
Receita centenária, aprendida com minha avó que aprendeu com a mãe dela, na Ilha do Faial, Açores.
Feliz Ano Novo
Maria Eduarda Fagundes