UCRÂNIA - 1
GUERRA RELIGIOSA
Extracto do Editorial do «CORRIERE DELLA SERA» – 2022-02-??
Autor: ALESSANDRO TROCINO
«Bem vindos!
Hoje, vamos tentar aprofundar alguns temas apenas mencionados nas notícias mas que são de importância capital, começando pela guerra na Ucrânia (…).
- A guerra religiosa: em 2018 houve um cisma entre a Igreja Ortodoxa de Kiev e a de Moscovo. Entre os objectivos da ofensiva russa está também o de recuperar o controlo de 30 milhões de fiéis ucranianos.
(…)».
p.e.f. Maria Eugénia Múrias
* * *
Apesar do título, creio que não se trata de guerra causada por motivos religiosos propriamente ditos, de fé, nem sequer resultantes de alguma particularidade mais ou menos recôndita da Exegese. Trata-se de algo praticamente profano, axiomático, o patriotismo ucraniano que se tem por «pai» russo, não por «filho» e muito menos por «colónia».
Assim se compreende a vontade da Igreja da Ucrânia se querer reportar directamente ao Patriarca de Constantinopla, o Sumo Pontífice dos ortodoxos não ligados a Roma.
Ainda em matéria profana, compreendemos agora melhor a disponibilidade inicial de Erdogan para mediar o conflito mas tendo rapidamente passado a fornecer drones à Ucrânia e a proibir a navegação no Bósforo a navios de guerra.
Desconheço que trunfos tem Erdogan nas mangas para fazer valer esta proibição se Putin ordenar à sua frota que cruze o Búsforo, o Mar de Mármara ou o Estreito dos Dardanelos mas admito que seja necessário entupir a rota pelo afundamento de alguns navios ali entre o estádio do Galatasarai e Calzedonia.
A ver…