Crónica do Brasil
Anatomia de um golpe (mais um!)
Toca o telefone. Alô? É o senhor F...? Sim! O senhor é sócio do Automóvel Clube há mais de 20 ou trinta anos, não é? ...sim, sou do Touring Clube do Brasil. E o senhor tem utilizado as regalias de sócio? Não. Há muitos anos que não faço uso algum e já nem me lembrava disso. Bom, se o senhor quiser vender há gente que paga até R$ 7.000,00 por cada cota. Hhhmmm! É capaz de ser uma idéia. O senhor pode vir ao nosso escritório, na próxima segunda às ... 10h00? Sim. Combinado.
Primeiro passo: consultar o Touring Clube de Brasil, onde efetivamente sou sócio, e cuja cota vale, lá no Touring, mais de $10.000. Vou vender. Não uso aquilo e os tais $7.000 dão um jeito terrível.
Segunda feira. Um escritório aparentemente impecável, prédio bom, recepcionista, duas vovós aguardando para serem atendidas, e mais este vovô aqui.
Aparece um vendedor que some com as vovós e vem outro que me leva para um pequeno gabinete.
O senhor é sócio do Automóvel Clube (não disse qual) e nunca usou as regalias como ter hotéis de graça uma vez por ano (só pagando as refeições!), grandes descontos em outros, etc., etc., através do Motel Clube de Minas Gerais que está em vésperas de fechar. De acordo com os nos nossos arquivos o senhor tem seis títulos deste Motel Clube, cada um dando direito a uma mais três pessoas. Como isto vem acumulando há muitos anos e cada título tem um valor facial de $3.600, há quem pague até $ 7.000, porque com o Pan Americano no Rio vai haver falta de alojamentos e com estes títulos podem conseguir-se bons negócios, blá, blá, blá. Neste momento estamos a formar um grupo para comprar 200 títulos e o senhor pode encaixar-se neste grupo vendendo os seus por $6.200 cada um. Nós só cobramos 5% de comissão.
Parece um bom negócio. O que devo fazer?
Registrar em cartório os títulos nos 98 hotéis que fazem parte da nossa cadeia, e logo que isso esteja feito 20 dias depois o senhor recebe o nosso cheque no valor total, somente deduzido da comissão!
Vejamos: $6.200 x 6 = $39.200. Bem me saberia receber tal grana, mas... como faço esse registro em cartório? Não posso chegar ao cartório e dizer para registrar não sei o quê em nome de não sei quem, tanto mais que é um registro de que? Só para ser reconhecido nos hotéis? O título não é suficiente?
O senhor tem um despachante para fazer isso? Não. Nós podemos fazê-lo. Quanto custa? $12 por cada hotel, o que dá $1.176. O senhor dispõe desta quantia? Não. Para facilitar e acelerar o fechamento do grupo comprador, nós podemos dividir isso em dois pagamentos: um cheque agora e outro para 30 dias.
Boa idéia! Faça-me um favor: arranje-me uma folha de papel para eu anotar todos esses dados, porque tenho que falar com a minha mulher e filhos.
O vendedor abre o armário que estava naquele gabinete e dentro só tinha três ou quatro garrafas vazias e um caderno escolar todo rabiscado! Ainda tentou arrancar uma folha do caderno mas saiu e voltou com uma folha nova, limpa!
Anotei tudo, e como ele se ofereceu para mandar pelo correio todo o histórico dos "meus títulos" e a perspectiva do negócio, assim ficou o assunto.
À saída voltei a perguntar: Isto é através do Touring? Não! O Touring nada tem a ver com isto. É do Automóvel Clube. Obrigado. Saí.
Eu nunca fui sócio de qualquer Automóvel Clube. Se entro com os tais $1.176 para o "registro em cartório", 20 dias depois... a "empresa" compradora já terá sumido, mas... vamos investigar.
Alô? É do Motel Clube de Minas Gerais? Sim. Eu recebi um telefonema para vender uns títulos desse clube... Isso é golpe! Bem parece, mas pode fazer o favor de ver se por acaso eu terei algum título daí? Nome? F.... Não tem nada. Isso é golpe! O funcionário do Motel Clube respondeu até de forma grosseira. Deve estar saturado de gente a perguntar-lhe o mesmo!
Como tem golpista neste país (e nos outros)!
A renda do povo cai e o desemprego sobe.
Até agora já foram rejeitadas, pelo tribunal, mais de mil candidaturas de bandidos às próximas eleições.
O que não deixa é de haver capacidade inventiva para dar golpes nos incautos... e no povo em geral!
A Polícia Federal deveria dar uma olhada em mais este, mesmo ocupada como anda com os sanguessugas, os vampiros, os mensaleiros, os bingueiros, os... ladrões e vigaristas!
Pobre país!