LIDO COM INTERESSE – 7
Título original: “Hunting Midnight”
Autor: Richard Zimler
Tradutora: Maria Dulce Guimarães da Costa
Título português: “Meia-Noite ou o Princípio do Mundo”
Editora: GÓTICA
Edição: Setembro de 2004
Hino contra a escravatura, este novo livro do americano radicado no Porto e naturalizado português que compreensivelmente escreve na sua língua materna. Bom português, o da tradução.
O enredo começa no Porto em 1798, acaba em Nova Iorque em 1825 e entretanto dá-nos uma visão interessante sobre a vida dos cristãos novos na época que em Portugal antecedeu as lutas entre liberais e miguelistas e durante as invasões francesas bem como da vida dos escravos nas plantações sulistas americanas.
Pese embora alguma implausibilidade perfeitamente admissível num romance, lê-se com agrado, compreende-se bem a razão do endémico atraso português e porque é que os sulistas tinham mesmo que perder a Guerra da Secessão americana.
Retenho do final algumas frases conclusivas que me parecem dignas de menção:
“Não acredito que haja uma vida eterna a seguir a esta, nem que nos vamos todos erguer no Monte das Oliveiras quando o Messias chegar. Pois o segredo é este:
O Messias está aqui agora e nós já estamos a viver no Monte das Oliveiras.
(…) a vida é escrita no tempo presente com a tinta que nos foi legada pelo passado. A morte também. A Génesis e o Êxodo estão a acontecer dentro de nós neste preciso momento. Até a Paixão de Cristo. (…)
Foi o Anjo Rafael que disse a Tobias: «Escreve todas estas coisas que te aconteceram.»
E para agradecer, tal como Tobias, foi isso que fiz. (…)”
Dá para respeitar estas opiniões do Autor se essa é verdadeiramente a sua Fé, matéria que não se discute.
Lisboa, Maio de 2006
Henrique Salles da Fonseca