ENSAIO SOBRE RELIGIÃO - 8
- G -
Galicanismo – Doutrina que visava defender as “liberdades galicanas”, mesmo mantendo a fé nos dogmas do catolicismo, a igreja de França queria conservar a sua organização particular e as suas liberdades. Esta doutrina fez-se sentir nos ensinamentos teológicos do séc. XV com os debates em torno da pragmática sanção de Bourges, praticamente imposta ao rei Carlos VII pelos bispos reunidos em Bourges. Esta reforma proclamava a superioridade dos concílios sobre os papas, alterava as formalidades para eleição dos bispos e dava uma certa independência à Igreja de França. Esta doutrina foi vencida pelo concílio do Vaticano I, em 1870, que definiu o dogma da infalibilidade do papa.
Ganesha ou Ganapati – Acólito e filho de Siva e Parvati, um dos Deus mais populares na Índia. É o Deus dos escritores e dos estudantes, da sabedoria e da felicidade, porque afasta os obstáculos e reparte suas riquezas e benefícios pelos seus fiéis.
Ganges – Rio sagrado dos hindus. Faz parte das divindades do panteão brahamânico, sendo descendente duma gruta nos Himalaias, na montanha santa de Kailassa – onde existe o maior tempo da Índia – de que é filho.
Geb – Deus egípcio da Terra, equivalente a Gaia na Grécia. Esposo de Nout, a Deusa do céu, sua irmã, ele separou o Céu, através do Deus Shou (atmosfera).
Gnose, gnosticismo – Conhecimento absoluto que abrange tudo. Este conhecimento em si explica a divindade e a criação, isto é, o universo e o homem pela teoria do emanatismo.
Gomateçvara – Santo jainista da seita dos digambaras. É conhecido sobretudo pela sua estátua gigantesca em Sravanabelgola, no Estado de Mysore na Índia, que abriga um templo jainista para peregrinação dos fiéis. Esta estátua do santo, completamente nu, foi executada em 1208.
Guru – Do sânscrito, significa “velho, idoso, pai espiritual”.
(continua)
Dezembro de 2013

