ENSAIO SOBRE RELIGIÃO - 3
- B -
Baal – Nas línguas semíticas, “o Senhor, o Mestre”. Os Baals divinisados eram muito numerosos. Na Bíblia Baal refere-se a todos os falsos deuses, e assim o culto de Baal era idolatria, sacerdote de Baal, hipócrato ou fanático, filha de Baal, cortesã. Nos gregos foi assimilado a um Apolo solar e nos romanos a Saturno, por causa da reputação da sua crueldade.
Babismo – Movimento religioso, xiita, fundado na Pérsia no séc. XIX por Mirza Ali Muhamad, que se insurgiu contra o fanatismo, pregando a tolerância, a amabilidade para com todos os seres e a emancipação das mulheres. Considerado herético foi executado com dezoito dos seus discípulos em 1850. A sua doutrina sobreviveu pouco mas fundiu-se numa nova religião, o bahaismo.
Bahaismo – Movimento vindo do Babismo, fundado por Ali Baha Allah (Glória de Deus, 1817-1892). Nascido na Pérsia, exilado em Alexandria esteve vinte e quatro anos preso em Saint-Jean-d’Acre, hoje Acre, cidade costeira no Norte de Israel. Afastou-se cada vez mais do Islão, e criou uma religião universal de paz e fraternidade, que em todo o mundo tem milhões de seguidores.
Baptistas – A primeira igreja baptista nasceu quando um grupo de refugiados ingleses que foram para a Holanda em busca da liberdade religiosa em 1608, que discordavam da política e de alguns pontos da doutrina da Igreja Anglicana e acreditando na necessidade de batizar-se com consciência, tendo como primordial o batismo, por imersão.
Basilianos – Ordem de monges que adotaram a regra do seu fundador, São Basílio (Séc. II, em Alexandria), que pretendia conciliar o cristianismo como o aristotelismo e o estoicismo. A ordem extingui-se no séc. IV.
Beneditinos – A mais antiga ordem e a mais importante do Ocidente. Contemplativa e ativa, fundada por São Bento no séc. IV. O primeiro mosteiro foi em Monte Cassino. Desta ordem derivaram os cistercienses, clunys, trapistas, cartuchos, mauristas, olivetanos e feuillants.
Bétilo – Do lat. baetylos, gr. baitylos deriva do hebraico Beith-El que significa "Casa de Deus". É uma pedra negra a que se atribui função sagrada, como morada de um Deus. Já adorada no tempo dos sumérios ainda hoje é considerada sagrada por muitos povos do Oriente Médio. Cientificamente é um meteorito. É um bétilo que está na Caaba, venerada pelos muçulmanos.
Bogomiles – O movimento bogomile foi fundado por um papa búlgaro, chamado Bogomil, que em eslavo significa “amado de Deus”. Começou por pregar na Trácia e depois na Bulgária onde conheceu um grande sucesso, entre o X e XI séc., antes de ser perseguido pelo imperador bizantino Aléxis I Comnène e pelo patriarca Michel II Courcouas. Passou à Sérvia e daqui se expandiu pela Europa tendo influenciado entre outros, os cátaros. Acabou desaparecendo do império bizantino depois que Basílio, o Bogomil, foi condenado e queimado vivo em 1099. A sua ideologia rejeitava as autoridades constituídas, as hierarquias como corrompidas, e assim foi considerada revolucionária, tal como os cátaros. Nessa altura o papado decidiu combater as heresias com a maior violência, chegada à guerra.
Brahma – O Deus absoluto, a divindade suprema do antigo brahmanismo.
Brahmanismo – Outra religião da Índia, saída do vedismo. Desenvolveu-se com o estudo e meditação dos livros Brahamana e Upanishad afirmando o poder da casta sacerdotal dos brahmanes.
Brahmo Samaj – O primeiro movimento neo-hinduísta, procurando encontrar um teísmo para as práticas de magia e idolatria do hiduísmo popular dos séc. XVII e XVIII.
Budismo – Uma das grandes religiões do mundo; talvez mais uma filosofia que procura a solução do enigma da existência no seio do Universo, um bálsamo contra as angústias da vida e sobretudo a procura da sabedoria passando pela reconciliação: uma ética. Pregado por Buda, Siddhartha Gautama (c. 560 - 480 a.C.), expandiu-se por toda a Índia e fora dela, por terra e mar, tomando formas diversas, mas deixando sua indelével marca de sabedoria e compaixão, em todas as pessoas onde penetrou.
Dezembro de 2013